sexta-feira, maio 31, 2024

- ANO 1964, há 60 anos: A vista do presidente da Câmara e as regadeiras nos caminhos!


Caminho das Arroteias
nos tempos de hoje
 


- ANO 1964,
há 60 anos!
A vista do presidente da Câmara
e as regadeiras nos caminhos!


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 31 de Maio de 1964, fez saber que o presidente da Câmara de Águeda iria visitar a freguesia no dia 2 de Junho seguinte e elaborou uma lista de pedidos.
O presidente camarário municipal era o engº. José Bastos Xavier e da visita falaremos a 2 de Junho, dentro de dias
O executivo óisdaribeirense era presidido por Armando Resende, com o secretário David Soares dos Santos e o tesoureiro Custódio Lopes Correia e, para essa reunião, convocou os proprietário de motores de rega para os informar de que era expressamente proibida a condução de águas pelos caminhos, em regadeiras.
Os três proprietários convocados foram Fernando Reis Duarte de Almeida, José Valentim Pinheiro Estima e Manuel Soares dos Reis (Locas), -  já todos falecidos e que também foram avisados de que onde houvesse lugar a travessia de águas devia esta ser feita com canos subterrâneos, de maneira a que o caminho estivesse sempre transitável e não condicionasse o trânsito.
Manuel Soares dos Reis (Locas), que se fez representar pela esposa (Maria do Carmo «Taipeira») aproveitou para reclamar que o caminho do Bacelinho para as Arroteias estava muito apertado, condicionando trânsito, devido ao cômoro que existia da parte de cima.

Sem comentários: