quarta-feira, maio 22, 2024

Memórias de Óis da Ribeira do dia 22 de Maio: Padre José Bernardino e benemérito Manuel Tavares!

A notícia de há 112 anos

Manuel Tavares


Agressão a Manuel Maria
Tavares da Silva


O mesmo dia 22 de Maio de 1912, há 112 anos, o da chegada do padre José Bernardino a Óis da Ribeira (vindo da cadeia do Alto do Duque, em Lisboa), foi o de uma cobarde agresssão a Manuel Tavares.
Manuel Maria Tavares da Silva, dele se trata, tinha estado emigrado o Brasil e viria a fazer fortuna em Angola e a ser benemérito da freguesia, razão que levou à atribuição do seu nome à rua que vai do largo do Centro Social ao do Cruzeiro para a de Santo António (a antiga Rua do Cabo). Como de pode rever AQUI, no antigo blog «Óis da Ribeira».
«Ia tranquilamente e desarmado pea rua pública quado se sente acometido pr dois vultos engaboados. Descarregaram-lhe pancadas e o agredido caiu mediatamente, prostrado, muito ferido», relatou a imprensa da época, acrescentando que «deram-lhe para matar».
Os agressores, apesar de engaboados e mascarados, foram reconhecidos e entregues ao poder judicial. Desconhecemos as consequências.
Manuel Tavares foi autor de um projecto para a ponte de Óis da Ribeira (que ofereceu nos anos 20 do século XX) e liderou as obras de restauro da igreja paroquial, no final da década de 50 e princípio da de 60.

Foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, quando renunciou, por doença. Faleceu a 5 de Abril de 1964 na sua residência da então Rua do Cabo, a que vai do Largo do Centro Social (o do Cruzeiro) ao cruzeiro do Cabo, café O Nelson, e que agora é de Salvador Soares de Almeida.

Sem comentários: