quinta-feira, maio 02, 2024

Casa da Junta da Adolfo P. Reis cedida á Associação Juvenil Hugo Costa!

A casa da UFTOR que vai ser cedida à Associação Juvenil Hugo Costa (de Águeda)

O protocolo entre a UFTOR e a AJHC



A Junta de Freguesia da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) vai ceder, gratuitamente, a casa da Rua Adolfo Pires dos Reis (a do Viveiro) à Associação Juvenil Hugo Costa, que tem sede na Rua Maria Aguiar Seabra da Cruz, em Águeda.
O objectivo é «promover e divulgar o desporto adaptado», assim como, segundo o protocolo de cedência, «a angariação de fundos para a sua sustentabilidade». A da associação.
A cedência será de todo o espaço (de que ainda ontem AQUI falámos e por um ano, renovável por igual período, até denúncia, e a AJHC fica obrigada, entre outros deveres, «a criar dois eventos de desporto adaptado, de forma gratuita para a UFTOR», assim como, e por exemplo, «preparar e equipar o espaço, para cumprir as regras técnicas da valência».
Outra obrigação protocolada é «garantir a actividade de desporto adaptado na freguesia» e, por outro lado, a AJHC está impedida de «ceder o espaço a terceiros, por qualquer forma e título, mesmo que parcial» e também «proceder a alterações e intervenções no espaço cedido» e utilizar as instalações para fins diferentes dos previstos no protocolo.
A AJHC: José Barbosa Rodrigues, Hugo Costa, João
Paulo Brinco e Fernando Guimarães


A Associação Juvenil
Hugo Costa !


A Associação Juvenil Hugo Costa (AJHC) foi constituída a 2 de Agosto de 2023, com o objectivo de «captar financiamento e desenvolver o desporto adaptado como linha de desempenho principal, bem como a sustentabilidade, a inovação e a formação».
O patrono é Hugo Miguel Costa, paracanoísta internacional da ARCOR, também várias vezes campeão nacional, e tem colaboração directa de João Paulo Brinco, Fernando Guimarães e José Barbosa Rodrigues, todos eles ligados à modalidade e
 no clube de Óis da Ribeira.
Outro objectivo da AJHC é «preparar os jovens para para a integração no movimento associativo futuro». 
«Pretendemos mostrar que a inclusão é possível na prática desportiva», referiu a Associação Juvenil Hugo Costa, que aposta no slogan «Se eu consigo, tu também consegues».
A associação valoriza o desporto para pessoas com mobilidades reduzidas e pretende «mostrar que a idade e a condição física não são entraves à prática desportiva, promovendo, assim, a inclusão e a socialização entre faixas etárias».
A canoagem não é a única modalidade inclusiva da Associação Juvenil Hugo Costa. Também inclui a natação e o boccia. E outras se seguirão.
«O projeto mostra que a idade e a condição física não são entraves à prática desportiva, promovendo a inclusão e a socialização entre diferentes faixas etárias!!», considerou a AJHC.

Agora, passa a dispôr de um espaço em Óis da Ribeira, num edifício público que necessita(rá) de profundas obras de requalificação.

Sem comentários: