quinta-feira, julho 10, 2025

- ANO 1984, há 41 anos: Ruas dos beneméritos Manuel Tavares e Adolfo Reis!


 

Manuel Tavares
Adolfo Pires dos Reis

A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira propôs, em Junho/Julho de 1984, a atribuição dos nomes de dois beneméritos a duas ruas da vila: Manuel Maria Tavares da Silva e Adolfo Pires dos Reis, respectivamente às então chamadas Ruas do Cabo e do
Viveiro - como, ainda hoje são popularmente conhecidas.
Manuel Maria Tavares da Silva esteve emigrado no Brasil e trabalhou muitos em Angola, sendo um grande dinamizador de obras públicas da freguesia, nomeadamente no campo religioso (Igreja e Capela de Santo António), dirigindo-as pessoalmente e colaborando financeiramente. Nos anos 20 do Século XX foi autor de um projecto para a ponte (que não aceite pelas autoridades públicas) e f
oi presidente da Junta de Freguesia entre 2 de Janeiro de 1960 e 4 de Abril de 1962, data em abdicou, por doença. Socialmente, apoiou famílias pobres da freguesia.
Adolfo Pires dos Reis foi comerciante em Setúbal e doou a sua residência da Rua do Viveiro à Junta de Freguesia, então presidida por Isauro Carvalho e Santos. Trata-se do edifício que foi, durante alguns anos, residência do 1º. sargento António Neto e D. Isabel e, depois sede da Tuna Musical de Óis da Ribeira e que agora, e desde há vários anos e nos executivos da União de Freguesia, está lamentavelmente abandonado e degradado.
- NOTA: O d´Óis Por Três não conseguiu apurar a data da Assembleia de Freguesia que aprovou a proposta, mas sabe que foi há 41anos, por estes dias de Julho de 1984, que foram afixadas as placas nas ruas, sem qualquer cerimónia oficial.

Sem comentários: