quinta-feira, julho 10, 2025

- ANO 2004, há 21 anos: As Marchas Populares de Óis da Ribeira!


As marchas populares de 2004
 
A terceira edição das marchas populares de Óis da Ribeira, na noite de 10 de Julho de 2004, há 21 anos, «foi mágica», como então relatou o site oficial do padre Júlio Grangeia.
«Os ribeirenses, ao seu melhor nível, encheram-se de brios, esvaziaram as casas, vestiram o traje de festa, e, com alegria estampada no rosto e a transbordar do coração, vieram todos para para a rua … «ver as marchas passar!», relatava o sacerdote, acrescentando que «aconteceu FESTA, uma festa genuína e autêntica que contagiou tudo todos; uma festa que veio de dentro, do coração, mas que tinha que sair para fora! E foi o que aconteceu!».
Os marchantes, ainda segundo o site do padre Júlio, «ultrapassando, em muito, a centena de figurantes, miúdos e graúdos, com arcos e balões e com roupa garrida – muito garrida e cintilante – depois de percorrer o trajecto pré-estabelecido, e de actuar no recinto da escola primária ribeirense, apinhado de gente deliciada e que não regateou fartos e merecidos aplausos, prolongaram, ainda, noite adentro, o convívio, desta feita, no Centro Social da ARCOR, onde a alegria esfusiante foi retemperada com bifanas para repor todas as calorias gastas…».
- NOTA: A Tuna / AFOR reatou este as marchas de Óis da Ribeira, com exibição no dia 28 de Junho de 2025. Estavam interrompidas desde 2020, devido à COVID. Tinham actuado 8a 13 de Junho) e voltaram a actuar (a 5 de Julho) em Fermentelos.

Sem comentários: