domingo, novembro 16, 2025

- ANO 1909, há 116 anos: Esmolas aos pobres da freguesia!

Jazigo do padre João Pires da
Maia, no Cemitério Velho
 ssim.


Registo de batismo do padre João


Os herdeiros do padre João Pires Soares da Maia distribuíram esmolas aos pobres de Óis da Ribeira no dia 16 de Dezembro de 1909.
Há 116 anos e em sua memória!
O sacerdote, na data já falecido (a 4 de Abril de 1903), seria pessoa de posses e esmoler e, quiçá por isso, esta distribuição pelos menos afortunados da vila - o que, aparentemente, seria disposição testamentária, como também poderá ter sido a construção do jazigo monumental em sua memória, mandado erigir por seu sobrinho José M. Rosa, no Cemitério Velho (e que se vê na imagem aqui ao lado).
O padre João Pires Soares da Maia nasceu a 20 de Dezembro de 1831 e era filho dos lavradores António Pires Soares, de ÓdR, e Caetana Emília da Maia, de Almear. Neto de José Pires Calvo, cuja placa de família (irmão João) está afixada no adro da Igreja de ÓdR), e de Ana Maria Soares, de Requeixo, e neto materno de José Gregório da Maia, de ÓdR, e de Maria Tavares, de Almear.
- NOTA: O padre João Pires Soares da Maia faleceu aos 72 anos de idade e na sua casa da Piedade, onde morava e foi, já cadáver, encontrado no seu leito. Está sepultado no jazigo de Óis da Ribeira, no mausoléu quese vê na imagem.

Sem comentários: