terça-feira, novembro 25, 2025

Centro Dia da ARCOR tem 21 anos de serviços!

 

Utentes do Centro Dia comemoraram os 21 anos com as valências infantis da ARCOR

A notícia no «Jornal da ARCOR»
de 31 de Dezembro de 2004
Os 21 anos do
Centro Dia


A ARCOR comemorou ontem, dia 24 de Novembro de 2025, os 21 anos da abertura do Centro de Dia com um animado programa de partilha e convívio entre utentes, famílias e colaboradores.
O fadista popular Carlos Bóia, de Barrô, abrilhantou a festa, fazendo-se acompanhar à viola e colaborando numa tarde de boa disposição.
O Centro de Dia da ARCOR, na verdade e dele fazendo um pouco de história (já que a instituição a não a faz e até a esconde) abriu portas a 22 de Novembro de 2004.
Há 21 anos!
O contrato-programa tinha sido assinado a 17 de Setembro desse ano e os primeiros utentes foram Lucinda de Jesus (mãe de João Ferreira, atleta veterano da ARCOR Camoagem) e Anacleto Soares Estima, seguindo-se o casal Maria Rosa do Reis/Acácio Gomes, de Óis da Ribeira (pais de Maria de Fátima Melo, actual vogal da direcção), e Armanda Anjos, de Cabanões.
Infelizmente, já todos falecidos!
A entrada destes utentes, segundo o «Jornal da RCOR» de 2«31/2/2004, «deu corpo efectivo e afectivo a um dos passos do caminho de solidariedade da ARCOR», para a freguesia e comunidades vizinhas.
Maria Madalena Neves e
Celestino Viegas em 2004

O gigantesco desafio
social e financeiro de 
há 21 anos! 

A responsável técnica pela abertura do Centro Dia da ARCOR foi a assistente social Ana Carolina Simões, natural e ao tempo residente em Anadia. 
A direcção arcoriana considerava, então, que «a adesão dos nossos menos jovens será o prémio maior para quem se tirou de comodidades e enfrentou o gigantesco desafio de construir o centro social».
«Também é para eles que se dirige o esforço que a associação vem fazendo, desde há vários anos», afirmou Celestino Viegas, o então presidente da direcção.
O Centro Dia era uma valência nova no quadro das ofertas sociais da ARCOR. E a primeira para idosos. Foi a segunda a ser instalada no centro social, depois do jardim e infância - este, a 2 de Setembro do mesmo ano de 2004.
- NOTA: A direção da ARCOR era presidida por Celestino Viegas, quem assinou o acordo de 17 de Setembro de 2004 com a Segurança Social, e a secretária (diretiva) Maria Madalena Neves era a responsável directa pelo funcionamento das valências sociais arcorianas.
E já lá vão 21 anos, entretanto! E parece que foi ontem!!!

Sem comentários: