terça-feira, novembro 18, 2025

- ANO 2001, há 24 anos: O «Monumento ao Músico» em Óis da Ribeira!

 

O monumento evocativo da Tuna
Tuna Musical


O monumento que, em Óis da Ribeira, testemunha para o futuro a centenária tradição musical da vila e faz memória da Tuna Musical - que agora é a Associação Filarmónica -, foi inaugurado no dia 18 de Novembro de 2001.
Há precisamente 24 anos!
O monumento foi (e está) instalado no espaço ajardinado da Rua dos Arais,
Jorge Élio
junto à Igreja de Santo Adrião e à Casa Mortuária e a cerimónia oficial oficial foi presidida pela vereadora Nair Barreto, a responsável pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Águeda, e decorreu no âmbito das então comemorações do aniversário da instituição musical óisdaribeirense - agora denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira.
- NOTA: A direcção tunante do tempo era presidida por Jorge Élio da Conceição Framegas (na foto ao lado), que é bisneto paterno de Jacinto Pereira de Matos, um dos fundadores da Tuna. A avó paterna, Zulmira Matos, era irmã de Óscar Pereira de Matos e mãe de António Joaquim dos Santos Framegas (pai de Jorge Élio).
O vice-presidente era Carlos dos Reis Matos (também maestro, músico e solista), com o secretário Porfírio Tavares Pires, o tesoureiro Manuel Horácio Figueiredo dos Reis e o vogal Manuel Carlos Martins de Oliveira.

Sem comentários: