quinta-feira, novembro 20, 2025

- Há 148 anos: O ferreiro e músico Jacinto Matos, um dos fundadores da Tuna!

Tuna de Óis da Ribeira em 1951. De pé, Serafim Reis, Eurico Tavares, Manuel Carvalho (Girão), Alfredo Tavares, Jacinto PereiraTavares, Jacinto Pereira de Matos, David Santos, Arménio Pires (de Travassô) e Óscar Matos. Ao meio, Sebastião Laranjeira (de Travassô), Armando Reis, Maia (de Travassô), Hostilino Matos e Maia (de Travassô, 
outro). À frente, Aires Carvalho, José M.Framegas, Edmundo Reis e José M. Costa

Jacinto Pereira de Matos
Óscar (filho), Jacinto (pai) e
Hostilino Matos (neto)

O óisdaribeirense Jacinto Pereira de Matos foi um dos fundadores e maestros da Tuna de Óis da Ribeira e nasceu a 20 de Novembro de 1877, às 7 horas da manhã.
Há 148 anos, uma terça-feira!
Jacinto era filho do sapateiro Casimiro Pereira da Conceição e de Rosa Maria dos Reis, governanta de casa, e casou a 9 de Fevereiro de 1907, aos 28 anos, com Ana Rosa do Santos, costureira de 29 anos e filha de Joaquim Alves a Costa e de Maria Bárbara Soares dos Santos, da família dos barqueiros de Óis da Ribeira
Jacinto exerceu a profissão de ferreiro, na então Rua do Cabo (actual Manuel Tavares) e o casal teve, pelo menos, os filhos Zulmira e Óscar Pereira de Matos, que, este, também foi músico e maestro da Tuna.
Os avós maternos foram André Almeida e Angélica Francisca dos Reis, a avó Paterna era Emília Rola, todos naturais e residentes em Óis da Ribeira. Foi baptizado a 25 de Novembro do mesmo ano de 1877, apadrinhado pelo carpinteiro Jacinto Pereira da Conceição (seu tio paterno) e Teresa Maria dos Reis, governanta de casa, numa cerimónia presidida pelo padre Venâncio Pereira, na Igreja de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
Os netos Hostilino, Carlos (Bigodes, falecido a 12 de Novembro de 2022) e Madail Almeida Matos, filhos de Óscar, e Alípio, filho de Zulmira, também foram músicos da Tuna.
Hostilino também foi presidente da direção e dirigente, em alturas diferentes. Carlos foi diretor, presidente e maestro.
Bisnetos de Jacinto Pereira de Matos, também foram músicos os irmãos Ana e Luís Carlos Neves (o actual presidente da Tuna/AFOR), netos de Messias dos Santos Framegas, irmão de Alípio. E Aurélio, neto de Óscar. Talvez outros. O bisneto Hostilino, filho de Carlos, foi presidente da direção. Actual executante, é a trineta Inês Reis, neta da neta Cidália (mãe de Aurélio).

- NOTA: A Tuna, agora denominada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, com alguns intervalos pelo meio, festejará 128 anos a 29 e 30 de Novembro de 2025. O último e maior intervalo de actividade foi entre 1962 e 1993.

Sem comentários: