sexta-feira, novembro 28, 2025

- ANO 1993, há 32 anos: O reaparecimento da Tuna de Óis da Ribeira!

 

A Tuna de Óis da Ribeira em 1993, há 32 anos. De pé, Ortélio Costa, Madail Matos, José Maria Santos (Bareco), 
Hostilino Cardoso Matos, José Maria Gomes, Alípio Framegas, Hostilino Matos, Horácio Soares e
António Abrantes (porta-bandeira). Em baixo, Paulo Gonçalo, Alfredo Oliveira, Nuno Almeida, Luís
Gomes, Nuno Reis e Carlos Matos (Bigodes, que também era maestro)

Carlos Matos
(Bigodes)



A Tuna Musical de Óis da Ribeira, agora denominada Associação Filarmónica, fez a sua reapresentação oficial da 28 de Novembro de 1993.
Há 32 anos, hoje se passam!
A Tuna/AFOR, citando o seu site oficial, reapareceu em 1993 «após 31 anos de silêncio».
O concerto oficial da reapresentação decorreu no largo da pateira, frente ao restaurante «Pôr do Sol», e foi apadrinhado e participado pela Banda Nova de Fermentelos, associando-se à cerimónia os vereadores Manuel Castro Azevedo (do PSD) e António Celestino de Almeida (do PS), o Delegado Distrital do Instituto a Juventude (Gil Nadais, futuro presidente da Câmara Municipal de Águeda) e os então candidatos à presidência da Câmara Municipal de Águeda Ulisses Rodrigues (do PSN) e Aurélio Ferreira (do CDS), que usaram da palavra, assim como José Bernardino Estima Reis (mais tarde  presidente da ARCOR, já falecido) e Manuel Soares (o então presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
O grupo já tinha comprado instrumental, por 3000 contos - agora seriam à volta de 30 765  euros. E devia 800, seriam agora 8 200 euros, segundo o conversor da PORDATA.
Alguns do seus executantes tinham pertencido ao grupo anterior a 1962, ano da sua paralização, e reorganizaram-se sob a direção musical de Carlos dos Reis Matos (na foto), que era neto e filho de anteriores maestros - respectivamente, Jacinto de Matos e Óscar Pereira de Matos.
- NOTA: A Tuna, agora AFOR, concluiu as comemorações do seu 126º. aniversário. Músicos da refundação e que estão na foto, já faleceram Ortélio Costa, José Maria Santos (Bareco), Hostilino Matos, Alfredo Oliveira, Alípio Framegas e Carlos Matos (Bigodes).

Sem comentários: