quinta-feira, novembro 20, 2025

- ANO 1982, há 43 anos: Aurélio Reis venceu Festival da Canção!

Aurélio M. Reis em 2020
Aurélio Reis
em 2025

anos!
 óisdaribeirense Aurélio Matos dos Reis venceu, a 20 de Novembro de 1982, o Festival da Canção da Orquestra Típica eCoral de Águeda.
Há precisamente 43 anos!
O evento decorreu no Cine-Teatro S. Pedro, em Águeda, literalmente cheio, e Aurélio Reis interpretou o tema «Foi Deus», muito popularizado pela fadista Amália Rodrigues, ganhando os aplausos do público e o crédito dos pontos do júri, consagrando a sua voz e talento artístico.
Aurélio é neto materno de Óscar Pereira de Matos, que foi um dos fundadores da Orquestra Típica e Coral de Águeda (enquanto violinista). É filho dos já falecidos Tobias Framegas dos Reis e Cidália Matos dos Reis (filha de Óscar). É casado com Otília Batista dos Reis, moradores na Rua Nossa Senhora de Fátima.
Instrumentista da Tuna / AFOR, é bisneto materno de Jacinto de Matos, um dos fundadores, e neto do acima referido Óscar Matos (que dela foi violinista e maestro), também tem história como dirigente do movimento associativo de Óis da Ribeira, quer na Tuna (também como executante e responsável pelas marchas populares), quer na ARCOR. A neta Inês Reis é executante da actual Tuna/AFOR.

- NOTA: A vitória de Aurélio Matos dos Reis, há 43 anos, foi ex-aequo com Fernanda Lemos, uma cantora de Albergaria-a-Velha, que interpretou o tema «Não chores». Será que Aurélio ainda se lembra? Mora na Ladeira da Escola, Rua Nossa Senhora de Fátima, em Óis da Ribeira.

Sem comentários: