Joaquim Tavares da Silva |
![]() |
O registo de nascimento |
O empresário Joaquim Tavares da Silva foi natural e residente em Óis da Ribeira e, há precisamente 120 anos, teve de amputar o braço esquerdo.
A amputação resultou de um acidente em Coimbra, onde prestava serviço militar e foi atingido por um moínho-amassador de padaria. Tinha 21 anos.
Tal, porém, não o impediu de, regressado à vida civil, ser homem de empreendedorismo muito avançado para a sua época. Por exmplo, foi fundador da Foto Tavares, da Mercearia Escondidinho e do Café Império, neste criando o Salão Éden (moderníssimo à época e local de culto social de Óis da Ribeira).
Foi correspondente de jornais locais e nacionais e actor amador e ensaiador de grupos de teatro de Óis da Ribeira.
Irmão do benemérito Manuel Maria Tavares da Silva, nasceu às 8 horas da manhã de 1 de Outubro de 1884, filho do artista João Tavares da Silva e de Maria Angélica dos Santos, neto paterno de João Tavares da Silva e de Ana Maria Doares de Freitas, neto materno de Bernardino dos Santos Oliveira e Emília Pires da Maia.
da Silva !
Joaquim Tavares da Silva casou a 17 de Julho de 1928, aos 34 anos, com Gracinda Almeida Reis (Tavares), de quase 19, também de Óis da Ribeira.
O casal teve os filhos Durval (falecido de doença e ainda muito jovem, mnos anos 50 do século XX), Eurico (emigrante e falecido na Venezuela, ver AQUI) e Dinis de Almeida Tavares da Silva (idem, nos Estados Unidos). Bisneto residente em Óis da Ribeira, é Steven Tavares Pires, da Agência Funerária Pateira - que é filho de Maria Isabel, filha de Dinis e já falecida, assim como os seus irmãos Maria Gracinda e Joaquim dos Reis Tavares da Silva (este, o Quim, ainda criança).
Joaquim Tavares da Silva faleceu a 11 de Abril de 1956, aos quase 72 anos. A viúva Gracinda faleceu 16 de Outubro de 1976, aos 77 anos.
Joaquim Tavares da Silva faleceu a 11 de Abril de 1956, aos quase 72 anos. A viúva Gracinda faleceu 16 de Outubro de 1976, aos 77 anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário