![]() |
O presidente Fernando Pires (JF) na curva de Requeixo, a partir de onde seria construído o canal |
O Instituto Nacional da Água (INAG) fez deslocar uma equipa técnica a Óis da Ribeira, no dia 28 de Março de 2008, para analisar uma proposta da Junta de Freguesia, que pretendia criar um canal que desviasse as águas do rio Águeda para a pateira.
Há 17anos!
O objectivo era, disse Fernando Pires, o então presidente da Junta de Freguesia, «criar vazante para as águas das cheias, que estragam os campos de Óis, arrastando as terras cultura, prejudicando os agricultores». Isto aconteceria desde que, já lá iam uns anos, a Junta de Freguesia de Travassô levantara a sua margem, levando a que as águas galguem os campos de Óis da Ribeira.
«Já ninguém faz as habituais lavragens do fim de colheita, pois a pressão das águas leva as terras todas, rio abaixo ou para a pateira», disse Fernando Pires, citando a curva de Requeixo como o local ideal para a abertura do canal - precisamente na fronteira entre Óis da Ribeira e a freguesia aveirense.
Os técnicos da delegação do Centro do INAG mostraram-se sensíveis aos argumentos óisdaribeirenses, admitindo uma solução a passar pela abertura de um canal de «uns três a quatro metros».
O local escolhido - a curva de Requeixo -, teria um pontão, no troço do paredão.
Hoje e passados17anos, todos sabemos que nada disso aconteceu. Não fizeram canal para ninguém.
Hoje e passados17anos, todos sabemos que nada disso aconteceu. Não fizeram canal para ninguém.
Sem comentários:
Enviar um comentário