![]() |
José Cid a cavalgar na pateira, frente às Cdiceiras, e para a promoção do Eurofestival! |
O cantor José Cid venceu o Festival da Canção da RTP de 1980 e, a 17 de Março desse ano, montou o seu cavalo pelo enlameado caminho da margem de Óis da Ribeira, para gravar imagens promocionais que todo o mundo eurovisivo iria ver no dia 19 de Abril.
O dia 19 de Abril de 1980, há 45 anos, foi o do Festival da Canção da Eurovisão e o da primeira televisão a cores em Óis da Ribeira, na antiga sede da ARCOR, na cave da onde agora (e ainda) é sede da Tuna / AFOR. Onde funciona o bar da comissão de festas de Nossa Senhora de Fátima.
Óis da Ribeira que, vale a pena recordar, se viu, assim, em toda a rede europeia de televisão, e a cores, pois parte do vídeo promocional de José Cid foi gravado nas margens da pateira. Onde agora é a rua empedrada paralela à pateira e que vai do restaurante para a capela de Santo António.
«Até as crianças da escola primária lá foram ver o cantor», relata(va) o «Jornal da ARCOR».
Nunca a vila de Óis da Ribeira foi vista por tanta gente, ao mesmo tempo e neste dia de há 45 anos - o 19 de Abril, o do Festival da Eurovisão. Centenas de milhões pessoas.
José Cid interpretou a canção «Um grande, grande amor» e recebeu 93 pontos no Festival da Eurovisão, ficando em honroso 7º. lugar entre 19 concorrentes, a até aí melhor pontuação e classificação de cantores portugueses - com a de Carlos Mendes em 1972 (também 7º. lugar mas com 70 pontos).
- José Cid no Eurofestival, AQUI
Sem comentários:
Enviar um comentário