sábado, março 29, 2025

- ANO 1980, há 45 anos: Teatro da ARCOR na Borralha com a peça «A Rosa do Adro»!


Clara Santos, a
Rosa do Adro
O Grupo de Teatro da Amador (GTA) da ARCOR apresentou-se na Borralha a 29 de Março de 1980, há 45 anos, com a peça «A Rosa do Adro», escrita por Manuel Maria Rodrigues.
O ensaiador foi o óisdaribeirense Firmino Santos (falecido a 11 de Outubro de 2024, aos 91 anos) e a estreia tinha sido no dia 8 de Março de 1980, em Óis da Ribeira e no salão do restaurante Pôr do Sol.
O programa incluía a comédia «O Gabinete do Regedor» e dois monólogos, para além, neste caso (o da estreia), da actuação do padre António Maria, brasileiro, ao tempo a trabalhar na Gafanha - na Obra de Schoenstatt.
O GTA actuou depois, pelo menos, em Mourisca do Vouga (a 15 de Março), Loure, de S. João de Loure (22). Talvez em outras localidades da região.
- NOTA: O elenco do grupo teatral arcoriano era formado por António Carlos (interpretando o papel de Fernando) e Clara Santos (Rosa), os personagens principais, para além de dos irmãos Isabel Neves (Deolinda) e Mário Neves (António) e Leonildo Costa (José da Costa) e Danilo Costa (barão), Custódio Ferreira (tesoureiro da ARCOR e na peça como padre Francisco), Aurélio Reis (Lucas), Manuel Almeida «Capitão» (Tomé) e Diamantino Correia (criado). Maria José Duarte de Almeida era o ponto.

Sem comentários: