![]() |
Elísio pinheiro de Almeida e a mãe Mariana Viegas |
![]() |
José Pinheiro de Almeida |
O óisdaribeirense Elísio Pinheiro de Almeida nasceu a 15 de Março de 1908, há 117 anos. Faleceu a 12 de Julho de 1973, em Viana do Castelo e aos 65 de idade.
Elísio era filho de Mariana de Jesus Viegas, dona de casa, e de José Pinheiro de Almeida - um dos fundadores do Centro Republicano de Óis da Ribeira. Neto paterno de Maria dos Santos Pinheiro e materno de Rosa Florinda Viegas, todos de Óis da Ribeira.
Elísio casou a 11 de Janeiro de 1936, aos 27 anos, com Rosa Rodrigues Ferreira, de Almear (Travassô), e o casal radicou-se em Viana do Castelo. Teve, todas professoras, as filhas Maria de Lurdes (ausente na Alemanha), Rosa (falecida a 19 de Dezembro de 2019) e Maria de Fátima Ferreira Pinheiro.
Foi amigo da sua e nossa freguesia: em 1945, deu contribuição financeira para ajudar as obras de terraplanagem do terreno da primeira sala da escola primária. Já nos anos 60 do século XX, ofereceu os bancos do largo do Cruzeiro. Os mesmos que, durante vários anos, estiveram abandonados e esquecidos no passeio do Café Central, mas recentemente restaurados.
Residente em Óis da Ribeira e sobrinho de Elísio Pinheiro de Almeida, filho do irmão Alexandre, é Arménio Framegas Pinheiro de Almeida, da Rua Nossa Semhora de Fátima.
Sem comentários:
Enviar um comentário