quinta-feira, julho 29, 2021

* ANO 1886: Zebedeu, o último barqueiro! Orçamento suplementar da Junta de 1962, Grupo de Teatro «Artistas Unidos» de 1977 e a trágica morte de Joaquim António em 1999!

A inauguração do Largo do Barqueiro:
Dinis Oliveira (neto) e os presidentes
Fernando Pires (JF), Castro Azevedo
(da Câmara) e Horácio Marçal (da
Assembleia Municipal) 

Zebedeu Costa


O último barqueiro de Óis da Ribeira foi Zebedeu Alves da Costa, que nasceu a 29 de Julho de 1886, há 135 anos.
Zebedeu era filho de Joaquim Alves da Costa e Maria Bárbara Soares dos Santos e neto paterno de Manuel Alves da Costa e de Ana Maria Carvalho, neto materno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares. Casou a 23 de Maio de 1907, aos 20 anos e com Maria Augusta Pires, de 25, filha de Maria José Pires Ferreira. Descendentes, na actualidade e entre outros, são os netos Dinis de Oliveira Alves Pereira (filho de Cesaltina e morador em Eirol), os irmãos Zebedeu (ausente nos Estados Unidos) e Joaquim Costa (filhos de Maria Lá) e, filhos de Augusta, José, Maria Augusta e Messias (moradores em Recardães) e Nair Pires de Carvalho (à saída para Espinhel).
A Junta de Freguesia homenageou-o 30 de Setembro de 2000, descerrando uma placa com o seu nome no largo do rio, precisamente de onde ele fazia a travessia de barco para e de Cabanões.
Faleceu a 15 de Junho de 1954, aos 68 anos e vítima de doença e depois de um ataque epiléctico, quando estava internado no Hospital Conde Sucena, em Águeda.


Outros tempos.
outros factos!
Orçamento suplementar da Junta de 1962, Grupo de Teatro «Artistas Unidos» de 1977 e a trágica morte de Joaquim António em 1999!
Armando Resende


1 - ANO 1962,
há 59 anos !
- ORÇAMENTO SUPLEMENTAR
DA JUNTA DE FREGUESIA: A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, reunida a 29 de Julho de 1962, aprovou o primeiro orçamento suplementar do ano, no valor de 1 803$15. Seriam agora 813,17 euros.
O orçamento destinava-se a suportar despesas com vários melhoramentos na freguesia e, aprovado, foi deliberado expô-lo e afixá-lo em edital público durante uma semana, para ser consultado pelo povo.
Além disso, foi deliberado proceder ao arranjo do Caminho Fundo, disso encarregando José Correia de Melo, que convidaria pessoal e carreiros.
A Junta de Freguesia era presidida por Armando Resende, com o secretário Manuel Simões dos Reis e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.
 
Isauro Santos
2 - ANO 1977,
há 44 anos!
- GRUPO DE TEATRO 
«ARTISTAS UNIDOS»: O Grupo de Teatro Amador Artistas Unidos, de Óis da Ribeira, iniciou, a 29 de Julho de 1977, os ensaios da peça «A morte de Miguel de Vasconcelos».
Os ensaiadores foram os irmãos Isauro e Firmino Carvalho e Santos e a estreia viria a ser a 17 de Dezembro desse ano, com actuações posteriores na Borralha (no dia seguinte) e de novo em em Óis da Ribeira, no dia de Natal, no restaurante Pôr do Sol. Actuou ainda, e pelo menos, em Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga (do concelho de Águeda), Avelãs de Caminho (Anadia), S. João de Loure (Albergaria) e Oliveirinha (Aveiro).
Infelizmente, não conseguimos apurar o nome dos actores.
Joaquim António
Almeida Estima

2 - ANO 1999,
há 22 anos !
- A TRÁGICA 
MORTE
DE JOAQUIM ANTÓNIO: O óisdaribeirense Joaquim António de Almeida Estima faleceu a 29 de Julho de 1999, há 22 anos, vítima de um acidente com uma arma de caça.
natural do Crasto, freguesia de Recardães, e então com 62 anos, casou em Óis da Ribeira com Maria Estela dos Santos Henriques de Almeida e o casal teve os filhos Rosa Deolinda (moradora na Rua António Bernardino), José Fernando (em Travassô) e a já falecida Maria Fernanda dos Santos Almeida.
O corpo foi encontrado pelo filho, no quintal da sua casa da Rua da Pateira, por volta das 9,30 horas da manhã desse dia 29 de Julho e quando o procurava para uma consulta médica no Hospital de Águeda.

Sem comentários: