terça-feira, julho 06, 2021

Câmara pede inquérito ao Governo para apurar responsabilidades poluentes da pateira

 

A poluição provocada por descargas na pateira

Peixe morto na pateira

O presidente da Câmara Municipal de Águeda solicitou ao Ministro do Ambiente «a abertura de um inquérito que determine fontes, causas e medidas interventivas urgentes, que salvaguardem a lagoa da Pateira de Fermentelos e os seus ecossistemas», nomeadamente despois de descargas poluentes despistadas no sábado e ontem, dia 6 de Julho de 2021.
«Descargas poluentes que tem com fortes impactos tanto do ponto de vista ambiental como na atividade que é desenvolvida na lagoa», sublimou Jorge Almeida que, no ofício, igualmente enviado para a Agência Portuguesa do Ambiente, ICNF e Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SPNA) da GNR), defendeu que «a situação 
Poluição em Juno de 2021
verificada este fim de semana poderá evidenciar comportamentos negligentes e mesmo criminosos».
«Dispomos de um enorme esforço para cuidar das nossas linhas de água, dos nossos recursos hídricos e depois surgem estas constantes descargas poluentes que afetam e têm impactos profundos em todo este ecossistema», frisou Jorge Almeida.

Autarcas e GNR andaram
a procurar origem poluidora

Dirigentes e técnicos da Câmara Municipal, acompanhados por autarcas locais e pela GNR, que para a situação foi alertada pela autarquia, percorreram as margens da pateira, tentando perceber a origem de mais esta descarga, sem sucesso.
«Leva-nos a crer que isto não seja na área do nosso concelho», afirmou o presidente da Câmara de Águeda, acrescentando que «contudo, os efeitos desta situação sentem-se na pateira e estão à vista»
«Os peixes aparecem mortos, com fortes indícios de poluição. Isto causa-nos uma tristeza e revolta enormes; sentimo-nos impotentes», desabafou o autarca camarário aguedense.
As descarga poluentes, mais uma, provocam «graves impactos na fauna piscícola e ao nível dos usos da massa de água, nomeadamente com irritações na pele e olhos nos atletas federados que usam esta zona para treino de competição» - caso dos atletas da ARCOR Canoagem.
«É importante que sejam tomadas medidas urgentes para identificar as fontes de emissão e punir exemplarmente os autores destas infrações”, considerou ainda Jorge Almeida, no ofício enviado a ministro do Ambiente.

3 comentários:

Anónimo disse...

O BE agora não quer saber de poluição na pateira, pois passou a andar à pesca de candidatos

Anónimo disse...

Toda a ação é designada em termos do fim que procura atingir...

Estes como já atingiram o estrelado do BE, querem lá saber da poluição e dos nãos colaterais!

Um é candidato à assembleia municipal e outro a junta de freguesia!

Já há muito tempo que se desvincular ama foi do Zé povinho!

Anónimo disse...

Estes já se desvincularam do interesse colectivo, para se dedicar à promoção do seu interesse invidual.