domingo, julho 25, 2021

* ANO 1908: O teatro de Óis da Ribeira! Casamento do maestro Óscar de Matos, Resende campeão nacional de basquetebol, morte do padre Manuel e festa do peixe da Tuna!

Albano Tavares da Silva e Cunha,
actor amador de teatro, há 113 anos

«As duas orfãs»


A peça «As duas orfãs» foi estreada em Óis da Ribeira a 25 de Julho de 1908, há 113 anos, num espectáculo realizado junto á capela de Santo António, em palco improvisado e por óisdaribeirenses da Sociedade Dramática.
A 6 de Abril desse ano, sabia-se que decorriam os ensaios de «um drama sensacional» e a 2 de Maio anunciava-se que «tomam marte dele dois artistas de merecimento, os irmãos Tavares, e ainda outros de reconhecido valor» - não sabemos se Joaquim e Manuel Tavares, o futuro benemérito (irmãos), se outros dois irmãos: o futuro médico Albano Tavares (na foto e que viria a exercer medicina e falecer em Portel) e o professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha. Mais provavelmente, estes, sendo certo que este era o ensaiador da peça.
Familiares descendentes destes dois irmãos contemporaneamente ligados ao teatro, como actores, são/foram os os irmãos Fernando e Porfírio Tavares Pires (netos do professor) e, também deste, até os bisnetos Fernando Dinis, já falecido (filho de Fernando), Hernâni Pires (filho do neto José, já falecido) e Cesaltina (filha do neto Porfírio).

Outros tempos,
outros factos!
Casamento do maestro Óscar de Matos, Resende campeão nacional de basquetebol, morte do padre Manuel e festa do peixe da Tuna

Óscar P. Matos
Maria Bernardina



1 - Ano de 1930,
há 91 anos !
- CASAMENTO DO MAESTRO
ÓSCAR PEREIRA DE MATOS: Óscar Pereira de Matos, antigo músico maestro da Tuna de Óis da Ribeira, casou-se a 25 de Julho de 1930, há 91 anos, com Maria Bernardina Pinheiro dos Reis.
Óscar tinha quase 21 anos, nascido a 11 de Novembro de 1909, e era filho do ferreiro Jacinto Pereira de Matos e de Ana Rosa dos Santos, governanta de casa. Maria Bernardina tinha 23 e filha de Bernardino Alves dos Reis e Ana Rosa Pinheiro dos Reis, lavradores, todos de Óis da Ribeira.
O casal teve os filhos Hostilino, Glorentina (moradora em Mourisca do Vouga), Carlos (o Bigodes, em Fermentelos) e os já falecidos Armando (o Cantigas, na Venezuela), Lúcia e Cidália dos Reis Matos.
Maria Bernardina faleceu a 13 de Janeiro de 1931 e Óscar casou em segundas núpcias com Cristalina Alves de Almeida, a 18 de Abril de 1949. Do casal, nasceram os filhos Idília (falecida, em Travassô), Lucília e Madail Almeida Matos (morador em Fermentelos). Cristalina já era 
viúva e mãe de Idílio de Almeida Ferreira dos Reis.
Óscar voltou a enviuvar e casou em terceiras núpcias com Isaura Pinheiro das Neves, de 50 anos e costureira, de Óis da Ribeira, a 7 de Maio de 1966 e no Santuário de Fátima. Faleceu a 8 de Março de 1984, aos 74 anos.
Paulo Resende
basquetebolista
Paulo Resende
em 1963

2 - ANO 1963,
há 58 anos!
- PAULO RESENDE FOI CAMPEÃO NACIONAL DE BASQUETEBOL: O desportista Paulo  Augusto Tavares Ala de  Resende, de Óis da Ribeira, foi campeão provincial de basquetebol de Angola e como atleta do Sport Luanda e Benfica . Como dirigente deste clube, foi campeão nacional de basquetebol feminino nos primeiros anos da década de 60 do século XX.
O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 25 de Julho de 1963, um passaporte para Paulo Resende, solteiro e escriturário de profissão, nascido a 31 de Março de 1935 e filho de Ana Tavares Estima e de José dos Santos Ala de Resende, neto materno do benemérito Manuel Tavares e irmão da já falecida dra. Laura Resende - mãe do dr. João Gomes, que foi presidente da ARCOR. O passaporte foi assinado pelo Governador Manuel Lousada e para países como Espanha, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Áustria, Suíça e Itália.
Paulo Resende faleceu em Lisboa, em data que desconhecemos.
Padre Manuel
Simões da Silva


3 - Ano de 2007
há 14 anos !
- A MORTE DO PADRE 
MANUEL SIMÕES DA SILVA:  O padre Manuel Simões da Silva foi pároco de Santo Adrião Óis da Ribeira entre 1966 e 1969 e faleceu a 25 de Julho de 2007, aos 76 anos.
Natural de Oiã, nasceu a 10 de Outubro de 1931 e foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1958 e por D. Domingos da Apresentação Fernandes. Exerceu o sacerdócio nas paróquias de Águeda e Castanheira do Vouga (de 1958 a 1966), Travassô e Óis da Ribeira (1966/69), Vilarinho do Bairro (1969/76), Avanca (1976/89), Amoreira da Gândara (1989/2003) e Troviscal ( de 1989 até à morte). Ainda foi professor de Educação e Moral Católicas na Escola Industrial e Comercial e Colégio de S. Bernardo, em Águeda.
Residia, desde o princípio de 2007, no Lar de S. Martinho de Ouca, sem deixar o seu dever paroquial na freguesia do Troviscal. Sempre se dedicou com desvelo ao múnus pastoral, em qualquer circunstância e lugar por onde passou.
Muitos ribeirenses agora na casa dos 50 para 60 anos foram baptizados e/ou foram catecúmenos e, outros, casados pelo padre Manuel Simões da Silva. 
Faleceu de doença e no Hospital do Infante D. Pedro, em Aveiro, onde se encontrava internado internado há algumas semanas. RIP!!!

4 - ANO 2010,
 11 anos!
- SEMANA CULTURAL
DA TUNA MUSICAL: A Tuna Musical de Óis da Ribeira realizou, a 24 e 25 de Julho de 2010, o seu já tradicional fim de semana cultural - englobando a chamada Festa do Peixe.
A iniciativa, na presidência de Manuel Soares, decorreu na margem da pateira - onde, a toda a hora, esteve sempre peixe frito da pateira a sair. E também serviço de bar e restaurante a todo tempo da organização.
O programa, além da gastronomia, foi o seguinte:
- Dia 24 de Julho, sábado: Actuação do grupo «Nova União», de música popular portuguesa.
- Dia 25, domingo: Missa campal (9 horas) e mini-concerto da Tuna Musical (15,30), sob direção do (ainda actual) maestro António Bastos - que no dia 10 de Julho anterior tinha sido oficialmente apresentando.

Sem comentários: