sábado, julho 17, 2021

* ANO 1910: Troca de professores primários em 1910! O casamento de Joaquim e Gracinda Tavares, o ATL da ARCOR e assalto ao polidesportivo!

 

O Diário do Governo com a colocação do
professor Joaquim Augusto Tavares S. Cunha

O Diário do Governo nº. 156, de 17 de Julho de 1910, há 111 anos, publicou a colocação do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva de Cunha na escola do sexo masculino de Óis da Ribeira.
Natural desta vila, lecionava na escola primária masculina do Beco, na freguesia de Macinhata do Vouga, e em Óis da Ribeira substituía o padre Manuel Gomes de Andrade, na mesma data autorizado a transferir-se para a escola masculina de Espinhel.
As autorizações foram da 2ª. Repartição da Direção Geral da Instrução Pública, do Ministério dos Negócios do Reino.
O padre Andrade deixara de paroquiar Santo Adrião de Óis da Ribeira no ano de 1907, sendo estas as últimas cerimónias a que presidiu:
- CASAMENTO: O de Zebedeu Alves da Costa, futuro barqueiro, e Maria Augusta Pires. A 29 de Maio de 1907.
- BAPTIZADO: Artur, filho de Diamantino Francisco da Silva e Ana Pires Soares e irmão, entre outros, do professor Dinis, César e Maria (da Volta). A 22 de Junho de 1907
- FUNERAL: O de Amadeu, de 4 meses de idade, filho de Patrocínio Pereira dos Santos e Joana Rosa de Jesus. A 5 de Julho de 1907.
Foi substituído, na paróquia, pelo padre José Bernardino dos Santos Silva

Outros tempos,
outros factos !
O casamento de Joaquim e Gracinda Tavares, o ATL da ARCOR e assalto ao polidesportivo!

Joaquim Tavares
Gracinda Reis


1 - ANO 1928,
há 93 anos!
- CASAMENTO DE GRACINDA
E JOAQUIM TAVARES: O empresário Joaquim Tavares da Silva consorciou-se a 17 de Julho de 1928, aos 34 anos, com Gracinda Almeida Reis (Tavares), de quase 19, ambos de Óis da Ribeira.
Irmão do benemérito Manuel Tavares, foi grande empreendedor do seu tempo, fundador da Foto Tavares (onde agora é o armazém e agência funerária do bisneto Steven Pires), a mercearia Escondidinho (agora Escondidinho da Núria) e  Café Império (agora desactivado). 
O casal teve os filhos Durval (falecido de doença e ainda muito jovem), Eurico (emigrante e falecido na Venezuela) e Dinis da Almeida Tavares da Silva (idem, nos Estados Unidos). Bisneto residente em Óis da Ribeira, é Steven dos R
eis Tavares Pires, filho de Maria Isabel (filha de Dinis) e já falecida, assim como os seus irmãos Maria Gracinda e Joaquim dos Reis Tavares da Silva (este, o Quim, ainda criança).
Joaquim Tavares da Silva faleceu a 11 de Abril de 1956, aos quase 72 anos. A viúva Gracinda faleceu 16 de Outubro de 1976, aos 77 anos.

2 - Ano de 1991,
há 30 anos !
- REUNIÃO PARA A CRIAÇÃO
DO «ATL» DA ARCOR: A direção da ARCOR reuniu-se a 17 de Julho de 1991, há 30 anos, com a Junta de Freguesia e Bela Vista - Centro de Educação Integrada de Águeda para tratar da então desejada criação do ATL de Óis da Ribeira.
A direção arcoriana era presidida por José Melo Ferreira e a iniciativa continuava diligências iniciadas 11 anos antes, em 1980, quando foi feito o levantamento de cidadãos deficientes e condições de vida da população, por uma Equipa de Saúde Pública do Hospital Pediátrico de Coimbra, já com o patrocínio da Bela Vista, dirigida por Rosa Lúcia Madeira, e da ARCOR, então presidida por Celestino Viegas.
«Este trabalho teve de facto muita importância, segundo o dr. Luís Borges, do Hospital Pediátrico de Coimbra, por foi o primeiro estudo epidemiológico sobre a deficiência realizado em Portugal», considerou Rosa Lúcia Madeira, agora investigadora da Universidade de Aveiro, em 2009 e na altura da inauguração do Centro Social da ARCOR.
Notícia no «Jornal da ARCOR»

3 - ANO 2004,
há 17 anos !
- ASSALTO AOS BALNEÁRIOS DO
POLIDESPORTIVO DA ARCOR:
Os balneários do polidesportivo da ARCOR foram assaltados em Julho de 2004. Há 17 anos, tendo a porta encontrada arrombada na manhã do dia 17.
Os assaltantes nada levaram, pois nada lá havia para roubar, mas provocaram estragos e os prejuízos resultantes do arrombamento. Menos de dois meses antes, tinha sido assaltadas as sedes da Junta de Freguesia e da ARCOR, para além de residência particulares.
A porta da sede da ARCOR foi arrombada, rebentando-se o batente da parede (em cimento), para «dobrar» a fechadura. Dentro, vasculharam o escritório, a biblioteca, a sala de computadores e o ATL, levando uma aparelhagem de som, um vídeo e vários CD’s.
A porta do salão nobre da Junta de Freguesia também foi (quase) arrombada, mas os ladrões não terão tido tempo de fazer o trabalho - supostamente porque
terá aparecido alguém. Deixaram um pé de cadeira entalado entre as duas portas, visivelmente forçadas, mas a fechadura de segurança resistiu e não houve assalto.

Sem comentários: