![]() |
Guilherme Reis, à direita, recebeu o Ministério do Leitor a 6 de Julho de 2025 |
![]() |
Guilherme Reis como Ministro do Leitor |
«Decidi-me pela entrada no Seminário Maior na passagem do décimo para o décimo primeiro ano, tendo esperado pela conclusão do secundário para entrar», explicou ao d´Óis Por Três.
- GR: Foi um período de muita reflexão e oração, de procurar aprofundar esse desejo e de começar a partilhá-lo com algumas pessoas mais próximas, para tentar perceber se seria esse o caminho.
- Teve muitas indecisões?
- GR: «Até entrar, tive momentos de indecisão. Ainda foram dois anos de espera e de caminho, umas vezes muito convencido e outras nem tanto».
- Teve conselhos sobre disso?
- GR: «Nunca deixei de ser acompanhado, quer pelo Seminário de Aveiro quer pelo meu pároco, pelo nunca me senti desamparado e sempre tive alguém para me escutar e aconselhar».
- Como é que a sua família recebeu a notícia da sua vocação?
- GR: «Penso que a minha família ficou surpreendida, mas sempre me apoiou em todo o percurso».
Actualmente, está em Roma, no Jubiléu dos Peregrinos da Esperança - acontecimento que se realiza de 25 em 25 anos e é um momento de renovação espiritual, perdão e reflexão para os fiéis.
Onde, coincidentemente, está um grupo de paroquianos de Santo Adrião de Óis da Ribeira: as catequistas Ondina Soares e Anabela Neves e os jovens Eduardo Framegas, Mara Brites, Mara Oliveira, Inês Lopes e as irmãs Francisca e Rita Soares - Ver AQUI