terça-feira, julho 01, 2025

Canoístas Pedro e João em segundo lugar no Nacional de Mar!


O pódio de Pedro e João
                                                                                                                                                                                                                                         A dupla João Alberto Ferreira / Pedro Filipe Carvalho, ambos internacionais da ARCOR, foi segunda classificada da terceira etapa da classe SS2 do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar que se realizou a 28 de Junho de 2025.
A prova de 19 quilómetros disputou-se entre a Praia Vasco Gama, em Sines, e a Praia Ilha Pessegueiro, em Porto Covo.
Os resultados dos atletas arcorianos foram os seguintes:
- SS2 Masters B: 2.ºs.-Pedro Filipe Carvalho / João Alberto Ferreira.
- SS2 Seniores: 7ºs.-Alexandre Graça Gomes / Leonardo Marques de Melo
SS2 Absoluto Mistos: 8ºs.-Luana Lau / Sérgio Varela
Os resultados dos Esperanças da ARCOR podem ser vistos AQUI

A ARCOR no AgitÁgueda de 2025!

A ARCOR no AgitÁgueda de 2012

A «banca» da ARCOR em 2023


A ARCOR vai voltar a participar no AGITÁGUEDA, na edição de 2025 e com um espaço de gastronomia entre 13 e 19 de Julho.
A última participação foi em 2023, de 1 a 8 do mesmo mês desse ano e com ementa recheada de boa gastronomia regional. Como certamente acontecerá em 2025
.
Associações que no mesmo período estarão no AgitÁgueda serão a LAAC (Aguada de Cima), o Centro Social da Borralha, a Associação de Pais da Secundária Adolfo Portela, a Casa do Povo de Águeda, o Património dos Pobres, o Centro Cultural de Barrô, a Banda Nova de Fermentelos, o GDC de Vale Domingos, o Centro Social de Agadão e o Clube Desportivo Fullracing. 
A associação óisdaribeirense já este ano esteve na Feira do Mundo Rural, em Travassô.
Agora e no AgitÁgueda 2025 será mais uma boa ocasião para, para além de participarem no evento cultural e recreativo de Águeda, os amigos da ARCOR ajudarem a associação, com o proveito de uma boa refeição.

- Há 30 anos: Sérgio Varela foi medalha de bronze no Mundial de 1995!

Sérgio Varela em 1995
 
Sérgio Varela
em 2023


O canoísta Sérgio Varela, agora ao serviço da ARCOR, foi medalha de bronze no Campeonato do Mundo de Canoagem, disputado em Julho de 1995, no Japão. 
Pagaiou os 300 metros em K1 e foi terceiro. Foi ainda quinto em K2 1000 e nono em K2 2000 metros - nestes casos fazendo equipa com Luís Ventura.
O jornal «Diário As Beiras», de Coimbra, atribuiu-lhe nesse ano o galardão «Desportista do Ano» da Região Centro. ´
Também foi Judeu de Ouro, da ANATA, e várias vezes campeão regional e nacional de canoagem - ao longo a sua longa carreira desportiva
Actualmente, e desde há várias épocas desportivas, é/foi dirigente, treinador e atleta master da ARCOR Canoagem.
Sérgio Alexandre Abrantes Varela, de seu nome completo, nasceu a 22 de Dezembro de 1977 e o seu currículo desportivo evidencia 19 medalhas: 7 de ouro, 8 de prata e 4 de bronze.

- ANO 2005, há 20 anos: O primeiro dia do Serviço Domiciliário da ARCOR!


A secretária Maria Madalena Neves, o presidente
Celestino Viegas e o tesoureiro: o trio da criação
do apoio domiciliário da ARCOR



O serviço de apoio domiciliário (SAD) da ARCOR iniciou-se a 1 de Julho de 2005.
Há precisamente 20 anos.
O acordo de cooperação que criou este serviço tinha sido assinado a 17 de Março desse ano, pelo presidente Celestino Viegas e com o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Aveiro - entrando em funcionamento já na direção de Agostinho Tavares, anterior tesoureiro e dias antes empossado como presidente da ARCOR.
Maria Madalena Neves foi secretária nos dois mandatos de Celestino Viegas e passou a vice-presidente da direção de Agostinho Tavares, empossada no dia 29 de Abril imediatamente anterior (2 meses antes).
Dinis Alves (vice-presidente de então e actual presidente da direcção) e Milton Gomez (vogal) tinham abandonado a direção em meados de 2004.
O apoio domiciliário era a quinta valência social da ARCOR a entrar em funcionamento, depois da creche, do jardim-de-infância e do ATL (para crianças) e do centro de dia (idosos) – este aberto a 22 de Novembro de 2004.
O primeiro utente do SAD arcoriano foi Pompílio Almeida, de Casal de Álvaro, e em Setembro seguinte aderiram António Almeida, também de Casal de Álvaro, e o casal António Marques/La-Salete Pereira, de Espinhel.
- NOTA: Agostinho Albino Pires Tavares faleceu a 2 de Agosto de 2018, de doença e aos 73 anos. Ao tempo, era vice-presidente da direcção da ARCOR.

- ANO 2001, há 24 anos: ARCOR apresentou a maquete do centro social!


A maquete do centro social da ARCOR e sede da
Junta foi apresentada a 01/07/2001. Há 24 anos !
 

A ARCOR apresentou publicamente a maquete o Centro Social a 1 de Julho de 2001.
Há 24 anos e no decorrer da Festa da Comunidade Paroquial, que decorreu na pateira.
A grandiosidade da obra, que inclui a sede da Junta de Freguesia (agora Uião de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira),  surpreendeu os óisdaribeirenses do convívio, que estavam longe de imaginar ser possível a associação avançar e concretizar tal empreendimento. 
Avançou e conseguiu, como se sabe.
A maquete (que se pode recordar na imagem) já tinha sido previamente mostrada, a 27 de Junho desse mesmo ano, no decorrer da festa de encerramento do ano social da ARCOR, no salão do restaurante Pôr do Sol.

- ANO 1964, ha 61 anos: António Cruzeiro promovido nas Finanças!

 

António Cruzeiro
A casa da família foi
doada aos Comboniamos



óisdaribeirense António Gomes Cruzeiro de Almeida Santos foi promovido a 3º. Aspirante do Serviço de Finanças há 62 anos e depois de ter concorrido a concurso público oficial.
Toninho Cruzeiro, como foi popularmente conhecido, era o filho mais novo do professor Luís Maria de Almeida Santos e de Maria Emília Cruzeiro Gomes, sobrinha do escritor e poeta António do Cértima, da Gesta. A D. Mariquinhas.
Casaram a 30 de Dezembro de 1921, em Oiã, e foram pais de Henrique, Hélder, Maria Estrela e António Cruzeiro de Almeida Santos.
Toninho Cruzeiro nasceu a 8 de Janeiro de 1929 e faleceu a 4 de Setembro de 2011, tendo feito carreira profissional na administração fiscal - chegando a inspector tributário. 
Era neto paterno do professor Camilo Ferrão de Almeida Santos e foi dirigente político local, como militante do PSD. 
Solteiro e sem filhos, doou os seus bens (incluindo a casa e família, ver foto) aos Missionários Combonianos - comunidade missionária da Igreja Católica Romana, fundada por São Daniel Combone e que tem instalações conventuais em Vagos.

- ANO 1905, há 120 anos: Óis da Ribeira no Juízo de Paz de Águeda!


 
O DL 144/1905 


O Diário do Governo nº. 144, de 1 de Julho de 1905, publicou o mapa de Juízes de Paz de Aveiro - que incluía Óis da Ribeira no de Águeda.
Há 120 anos, nada mais nada menos.
Os Juízes de Paz integravam o Distrito Administrativo de Aveiro, por sua vez dependente do Distrito Judicial da Relação do Porto e o decreto-lei era da 2ª. Repartição da Direção Geral dos Negócios da Justiça, do Ministério dos Negócios Eclesiásticos e da Justiça, cujo titular era Artur Pinto de Miranda Montenegro.
A designação deste Juízo de Paz de Águeda incluía as freguesias da sede do concelho e as de Castanheira do Vouga, Espinhel, Fermentelos, Recardães, Segadães e Travassô - para além de Óis da Ribeira.

- ANO 1868, há 157 anos: Óis da Ribeira com 54 eleitores e 18 elegíveis!



O DG nº. 143/1868


O recenseamento de 1868 «deu» Óis da Ribeira com 54 cidadãos eleitores e, estes, 18 elegíveis.
Os dados foram publicados no Diário do Governo nº. 143, de 1 de Julho desse ano (ver ao lado), por despacho da 1ª. Repartição da Direção Geral da Administração Política, do Ministério dos Negócios do Reino.
Quando às freguesias vizinhas, Travassô tinha 90 eleitores e 20 elegíveis e Espinhel, 146 e 39, respectivamente. Fermentelos, nesse tempo de há 157 anos, pertencia ao concelho de Oliveira do Bairro.
Um ano antes, precisamente, Óis da Ribeira tinha menos 10 eleitores (44) e menos 6 elegíveis (12).