quinta-feira, julho 31, 2025

A opção de Guilherme Reis pelo sacerdócio!

 

Guilherme Reis, à direita, recebeu o Ministério do Leitor a 6 de Julho de 2025

Guilherme Reis como Ministro do Leitor


O seminarista Guilherme Reis descobriu a vocação para o sacerdócio quando, em 2014, começou a «ser acompanhado pelo Seminário de Aveiro».
«Decidi-me pela entrada no Seminário Maior na passagem do décimo para o décimo primeiro ano, tendo esperado pela conclusão do secundário para entrar
», explicou ao d´Óis Por Três.
- O que que lembra desse período?
- GR: Foi um período de muita reflexão e oração, de procurar aprofundar esse desejo e de começar a partilhá-lo com algumas pessoas mais próximas, para tentar perceber se seria esse o caminho.
- Teve muitas indecisões?
- GR: «Até entrar, tive momentos de indecisão. Ainda foram dois anos de espera e de caminho, umas vezes muito convencido e outras nem tanto».
- Teve conselhos sobre disso?
- GR: «Nunca deixei de ser acompanhado, quer pelo Seminário de Aveiro quer pelo meu pároco, pelo nunca me senti desamparado e sempre tive alguém para me escutar e aconselhar».
- Como é que a sua família recebeu a notícia da sua vocação?
- GR: «Penso que a minha família ficou surpreendida, mas sempre me apoiou em todo o percurso».
Os pais de Guilherme Reis são António José Matos dos Reis, de Óis da Ribeira, e Maria Clara Ferrão Pinheiro, de Cabanões - que estiveram emigrados na Venezuela. O casal tem outro filho, o Xavier, mas Guilherme já nasceu em Portugal
Actualmente, está em Roma, no Jubiléu dos Peregrinos da 
Esperança - acontecimento que se realiza de 25 em 25 anos e é um momento de renovação espiritual, perdão e reflexão para os fiéis.
Onde, coincidentemente, está um grupo de paroquianos de Santo Adrião de Óis da Ribeira: as catequistas Ondina Soares e Anabela Neves e os jovens Eduardo Framegas, Mara Brites, Mara Oliveira, Inês Lopes e as irmãs Francisca e Rita Soares - Ver AQUI
A 6 de Julho e no Dia da Igreja Diocesana, recordemos, Guilherme Reis recebeu o Ministério de Leitor - mais um passo no seu caminho em ordem ao presbiterado.
- ONTEM: «O seminarista Guilherme Reis a 3 anos da ordenação sacerdotal» - ver AQUI



Varela e Pedro em 6º. lugar no Mundial 2075 de Masters de canoagem"

 

A classificação oficial da prova de K2 200 metros de Mundial de Masters

Pedro Carvalho e Sérgio  Varela com
 a prata de vice-campeões do mundo


A dupla Sérgio Varela / Pedro Carvalho, da ARCOR Canoagem, foi sexta classificada da Final A de K2, 200 metros, que há momentos se disputou na pista do CAR de Montemor-o-Velho e a contar para o Mundial de Masters.
Os atletas arcorianos do escalão 45/49 anos fizeram o tempo de 38s.36cs, mais 2s.66cs. que os vencedores, os espanhóis Carlos Perez e Francisco Santos (com o tempo de 35s.69cs). Também espanhóis, os segundos classificados foram Sérgio Gonzalez e Juan Valle (mais 1s.43cs). Os húngaros Lazlo Tapodi e Lazlo Laszlofalvi foram os terceiros (37s.11cs).
A outra tripulação portuguesa, formada por Tiago Sobral e Sérgio Jesus, do Clube Fluvial Odemirense (de Odemira), ficou em oitavo lugar, com o tempo de 39s.97cs., mais 1s.61cs. que Sérgio Varela e Pedro Carvalho.
Os quatro, recordemos, formaram a tripulação portuguesa do K4, 200 metros, dos 45/49 anos, que ontem ganhou a medalha de prata e se sagrou vice-campeã do mundo. - Ver AQUI


- ANO 2011, há 14 anos: Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira!

 

A Festa do Peixe de 2011



A Tuna Musical de Óis da Ribeira  realizou a Festa do Peixe de 2011 nos dias 30 e 31 de Julho.
A primeira edição tinha sido em 2006, integrada no chamado Fim-de-Semana Cultural, que decorreu durante 3 dias
.
«Assim se manteve até este ano, com a parte gastronómica sempre mais procurada. Foi por isso mesmo que o evento se denominou apenas por Festa do Peixe, mantendo o mesmo formato e localização dos anteriores», disse o então vice-presidente Luís Neves - agora presidente da direção.
Novidade de há 14 anos foi a presença no recinto de uma bateira enfeitada com objectos relacionados com a pesca, estando também cheia de água e com pequenos peixes.
- NOTA: A edição de 2025 realizou-se os dias 26 e 27 de Julho, sábado e domingo passados, no parque sul da pateira.

João Oliveira em 3º. lugar da Final C do Mundial de Canoagem!

A classificação oficial de João Oliveira

João Oliveira

O canoísta João Oliveira, da ARCOR, foi terceiro classificado da Final C de K1, 200 metros, a prova de 40/44 anos do Campeonato do Mundo de Masters, há momentos disputada em Montemor-o-Velho.
O vencedor foi espanhol Aitor Arrieta, com o tempo de 42s.15cs., seguido de outro português, Pedro Reis, do Clube de Canoagem de 
Setúbal, que fez o tempo de 45s.71cs.
O veterano atleta da ARCOR Canoagem encerrou, assim, a sua participação no Mundial de 2025.
Os também arcorianos Pedro Carvalho e Sérgio Varela deveriam ter disputado a Final B dos 200 metros, dos 45/49 anos, mas não largaram - provavelmente «descansando» para a Final A de K2, de 200 metros, prevista para as 14,12 horas de hoje.
Final A com 9 duplas a pagaiar, incluindo Jorge Sobral / Sérgio de Jesus, do Odemirense, que fizeram equipa com os dois arcorianos na prova de K4.

- ANO 2016, há 9 anos: Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo de canoagem!!!

Tiago Tavares no pódio mundial de Minks, na Bioelorrússia , há 9 anos!

Tiago Tavares

Palmas, Tiago!!!


O canoísta Tiago Tavares sagrou-se campeão do mundo do escalão de sub-23, de C1 200 metros, a 31 de Julho de 2016.
Há 9 anos!
Atleta internacional da ARCOR, Tiago Tavares integrava a seleção de Portugal e a prova decorreu em Minsk, capital da Bielorussia, tendo feito o tempo de 40 segundos e 71 milésimos.
Tiago Tavares já tinha sido vice-campeão da Europa em sub-23, no dia 17 de Julho anterior, numa prova em que foi batido o recorde do mundo.
A classificação final da histórica prova foi a seguinte: 1º.-Tiago Tavares (Portugal), com o tempo de 40.071; 2º.-Vladim Korobov (Lituânia), 40.191; 3º.-Sergey Yemelynov (Cazaquistão), 40.363; 4º.-Nicolai Maleshnikov (Rússia), 40.481; 5º.-Michael Marek Lubniewski (Polónia), 40.546; 6º.-Nicolae Craciun (Itália), 40.623; 7º.-Dávid Korisánszky (Hungria), 40.653; 8ª.-Oleh Borovyk (Ucrânia), 40.796; 9º.- Artur Guliev (Uzbequistão), 40.901.
Hoje, 9 anos depois, o que foi feito, pela ARCOR Canoagem e entidades oficiais locais, regionais e nacionais, desportivas e políticas, para apoiar o atleta?
 Não querendo ser injustos, diríamos que nada. E sabemos que abandonou a modalidade.
 Foi aproveitado o extraordinário feito desportivo de Tiago Tavares para políticos e dirigentes 
- NOTA: Hoje, 9 anos volvidos, reavivamos os nossos aplausos pela histórica e epopeica vitória de Tiago Tavares. Que elevou a Bandeira e o Hino de Portugal a um título mundial e tanto orgulhou, e orgulha, a nação óisdaribeirense e arcoriana.

- ANO 2011, há 14 anos: Tiago venceu Final B de Europeu de Canoagem!


Tiago Tavares


O canoísta Tiago Tavares foi (é) o mais prestigiado atleta óisdaribeirense, dezenas de vezes campeão regional e nacional, vice-campeã europeu e uma vez campeão mundial de canoagem. 
A  31 de Julho de 2011, há 14 anos, venceu a Final B dos C1 200 metros do campeonato do mundo.
A prova realizou-se na Alemanha e Tiago Tavares também o foi 8º. classificado na Final B de C1, nos 500 metros.
O atleta internacional do clube de Óis da Ribeira e formado na ARCOR, futuro campeão do mundo de sub-23, obteve, há 14 anos, os seguintes resultados:
- C1 200 metros: Quarto na eliminatória e quarto na semi-final, apurado para a Final B - que ganhou, com o tempo de
 41,685 segundos, a 1,026 segundos do ouro e três décimas da prata.
- C1 500 metros: Terceiro na eliminatória e sexto na semi-final, apurado para a Final B.
Tiago Tavares ficou automaticamente apurado para o Europeu de 2012 - que então estava previsto para Centro de Alto Rendimento (CAR) Montemor-o-Velho, no mês de Julho.
-  NOTA: O mesmo dia, mas de 2016, foi tempo de se sagrar campeão do mundo de sub-23, em C1 200 metros, na Bielorrússia (ver peça em separado, de hoje).


- ANO 1956, há 69 anos: O alargamento do Caminho das Areias!


A zona das Areias em 2020

O Caminho das Areias, no campo de Óis da Ribeira e junto ao rio Águeda, começou a ser alargado a 31 de Julho de 1956. 
Há 69 anos.
Três proprietários cederam terrenos gratuitamente para o alargamento: Aires Carvalho e Santos (que, então, era o tesoureiro da Junta de Freguesia), Albano Joaquim de Almeida e Germano Marcos dos Reis - já todos falecidos.
O executivo óisdaribeirense, sem meios financeiros para avançar com os trabalhos, solicitou ajuda popular e foi dado início aos trabalhos neste dia de há 69 anos. 
- NOTA: O presidente da Junta de Freguesia era Armando dos Santos Ala de Resende e David Soares dos Santos o secretário.

- ANO 1897, há 128 anos: A licenciatura do médico Albano Tavares da Silva Cunha!

O dr. Albano Tavares

A placa da Rua Dr.
Albano Tavares



 O óisdaribeirense Albano Tavares da Silva Cunha concluiu a licenciatura em medicina e chegou a Óis da Ribeira a 31 de Julho de 1897, sendo festivamente recebido pelo povo, com foguetes e a Filarmónica de Fermentelos.
Há 128 anos!
O novo médico descera na estação de Oiã e, na chegada à casa de família, também o esperavam muitos amigos de Águeda e a Filarmónica de Aguada de Cima. Subiram ao ar girandolas de foguetes, sendo muito saudado.
Albano Tavares da Silva e Cunha nasceu a 25 de Dezembro de 1866, em Óis da Ribeira, filho do lavrador José Tavares da Silva e de Maria da Graça Tavares da Silva e Cunha, governanta de casa, da Rua do Viveiro - a actual Adolfo Pires dos Reis.
Casou em Portel, a 27 de Novembro de 1897, com Maria do Carmo de Jesus Neves, de quem enviuvou a 22 de Abril de 1913. Casou em segundas núpcias com Elvira Amélia Macedo Souto, também em Portel e a 13 de Março de 1917 (ou 22?), de quem também enviuvou, a 15 de Dezembro de 1952.
Médico reputado e muito popular em Portel, foi atribuído o seu nome a uma rua da vila e sede do município alentejano.
Era irmão, entre outros, do professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha e faleceu em Portel a 3 de Junho de 1959, aos (quase) 93 anos.

- ANO 1875, há 150 anos: O comerciante Manuel Maria Ala de Resende!


Manuel Resende e Maria Bernardina


O comerciante Manuel Maria Ala de Resende nasceu em Águeda a 31 de Julho de 1875. 
Há 150 anos!
Casou em Óis da Ribeira, com Maria Bernardina Tavares dos Santos Silva, de 33 anos, solteira e filha de Manuel Tavares Duarte, lavrador, e de Maria José dos Santos Soares (Silva). Irmã do padre José Bernardino Santos Silva.
O casamento foi a 30 de Junho de 1904 e Manuel Maria Resende desenvolveu em Óis da Ribeira um importante e moderníssimo estabelecimento comercial, que incluía o café (onde se viria a instalar o telefone público), mercearias (finas e outras), panos, miudezas, tabacaria, perfumes, ferragens e todo o todo o tipo de utilidades domésticas. Também uma taberna, sala de jogos de salão e armazém de adubos e produtos de construção civil.
O estabelecimento foi herdado pelo filho Armando, que o alugou a Arnaldo Rodrigues de Figueiredo, até aos anos 60, e depois aos cunhados Hostilino Matos/Albertino Gomes Soares e, mais tarde, a Armando Tavares dos Reis, antes de chegar a Aníbal Saraiva, que o comprou, demoliu e construiu o actual edifício.
O casal Manuel Maria/Maria Bernardina teve, já todos falecidos, os filhos Albano (em criança), José, Manuel (Neca) e Armando dos Santos Ala de Resende. 
José, o mais velho, casou com Ana Tavares  Estima e o casal teve os filhos Paulo e dra. Laura Tavares Resende, já falecidos. Manuel (Neca) casou com Maria da Luz Ferreira dos Reis, com os filhos José Bernardino e Armando (já falecidos), Mariazinha, Manuel, Albano, António e os gémeos Rui e Maria Laura Ferreira dos Santos Resende. Armando Resende não casou e foi presidente da Junta em vários mandatos.

quarta-feira, julho 30, 2025

Trio da ARCOR Canoagem no Mundial de Masters de 2025!

João Oliveira
 


Os 3 atletas Masters da ARCOR Canoagem voltam amanhã às aguas do CAR de Montemor-o-Velho para disputarem finais do Mundial 2025.
Vejamos as provas e os horários:
- K1 de 200 metros, Final B, de 45/49 anos: Pedro Carvalho e Sérgio Varela, às 9,46 horas.
- K1 de 200 metros, Final C, de 40/44 anos: João Oliveira, às 9,58 horas.
- K2 de 200 metros, Final A, de 45/49 anos: Sérgio Varela / Pedro Carvalho.
João Manuel Gonçalves de Oliveira, o menos conhecido do trio arcoriano, tem 42 anos (nasceu a 13 de Fevereiro de 1983) e é atleta Masters A do clube, que representa pelo segundo ano consecutivo.
Foi o vencedor do seu escalão do Campeonato Regional de Maratonas do Centro que, a 1 de Maio de 2025, se disputou na pateira, em Óis da Ribeira.

O seminarista Guilherme Reis a 3 anos da ordenação sacerdotal!

 

O seminarista Guilherme Reis, à esquerda, com D. António Moiteiro (Bispo de Aveiro) ao centro

A instituição do Ministério do Leitor


O seminarista Guilherme dos Reis concluiu o 4º. ano de Teologia e iniciará o novo ano lectivo como mestrando da Universidade Católica Portuguesa e a fazer um estágio pastoral numa Paróquia da Diocese de Aveiro.
«Ainda é algo difícil de situar, mas faltam pelo menos três anos para a ordenação diaconal», disse ao d´Óis Por Três, acrescentando, todavia, que «se for essa a vontade de Deus, serei instituído acólito no próximo ano».
Guilherme Pinheiro Matos dos Reis, de 23 anos, é filho de António José Matos dos Reis, de Óis da Ribeira e que, com o irmão Óscar Augusto, foram donos da Pizzaria Barra Maris, na Praia da Bairra. É neto paterno de Maria Cidália Matos dos Reis (já falecida) e de Tobias Framegas dos Reis. A mãe é Maria Clara Ferrão Pinheiro, de Cabanões, e é neto materno de Lúcia Pinheiro Neves e João Ferrão das Neves (já falecido).
É paroquiano da Sagrada Família da Praia da Barra e, a 6 de Julho de 2025, foi instituído no Ministério de Leitor - como se pode ver na foto. Isto, depois de, durante 6 anos, ter frequentado o Pré-Seminário de Aveiro e de ter feito o ano propedêutico no Seminário de S. José de Caparide, em Lisboa, no ano escolar de  2020/2021.
Actualmente, estuda no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais, em Lisboa, desde 2021 e já com «um estágio pastoral aos fins de semana», realizado na Paróquia de Cristo-Rei da Portela, na Diocese de Lisboa.
«Entre o ano propedêutico e os quatro anos de teologia, foram cinco anos de estudos em Lisboa», disse ao d´Óis Por Três, lembrando que «concluí o 12º. ano na Escola Secundária da Gafanha da Nazaré e entrei logo a seguir no Seminário, em Lisboa».
«Aguardo ainda, e de momento, uma nota para estar efetivamente licenciado em Teologia», afirmou Guilherme Reis.
- AMANHÃ: A opção pelo sacerdócio!

Pedro Carvalho e Sérgio Varela de prata no Mundial de Masters de 2025!

 

A classificação oficial do K4 Masters de 500 metros

Pedro Carvalho e Sérgio Varela


A tripulação portuguesa de K4 dos 500 metros, dos 45 aos 49 anos e com os arcorianos Sérgio Varela e Pedro Carvalho, foi segunda classificada da final esta tarde disputada em Montemor-o-Velho, para os Mundiais de Masters de 2025.
Medalhas de prata e vice-campeões do mundo do escalão.
O quarteto i
ncluiu Sérgio Jesus e Tiago Sobral (ambos do Clube Fluvial Odemirense, de Odemira) e fez o tempo de 1m:29s.67cs., mais 2s.37cs que os vencedores e medalhas de ouro e campeões do mundo: os espanhóis Carlos Perez, David Caride, Rodrigo Tiego e Francisco da Costa (com 1m:28s.30cs). 
A terceira posição foi para o quarteto italiano e uma outra equipa portuguesa foi quarta - formada por Hilário Lemos, Bruno Cerqueira, Carlos Sousa e Vitor Gonçalves, todos do Náutico de Ponte de Lima.
Parabéns para os dois internacionais da ARCOR!

Pedro e Varela em 4º. lugar do K2 500 metros do Mundial de Masters!

A classificação da Final A de K2 500 metros do Mundial de Masters

Sérgio Varela e Pedro Carvalho
(arquivo)


Os arcorianos Pedro Carvalho e Sérgio Varela foram quartos classificados na Final de K2, de 500 metros, que há momentos se disputou em Montemor-o-Velho.
A prova é do Campeonato do Mundo de Masters e a dupla de internacionais do clube de Óis da Ribeira fez o tempo de 1m.38s.94cs., mais 02s.99cs. que os vencedores, os espanhóis Carlos Perez Rodrigo Tiebo, com 1m.35s.84cs. 
O segundo lugar foi dos húngaros Lazlo Tapodi e Zoltan David (+1s.36cs) e o terceiro dos alemães Tomas Freese e Torsten Reuter (+1s.75cs).
Outro resultado de mundialistas da ARCOR Canoagem nas provas de hoje:
- K1 de 500 metros, Final B, de 40/44 anos: 8º- João Oliveira, com o tempo de 2.00s.91cs, a 9s.54s. do vencedor - o espanhol Aitor Arrieta.

- ANO 2002, há 13 anos: Sérgio Soares foi campeão nacional!






O canoísta Sérgio Soares (na foto) foi campeão nacional de C1 seniores a 29/30 de Julho de 2002 - há exactamente 13 anos.
O atleta internacional da ARCOR somou vários títulos nacionais e muitos regionais, ao longo da sua carreira, sempre ao serviço do clube de Óis da Ribeira.

- ANO 2014, há 11 anos: Uma ponte nova para qualquer dia!...

A engenheira Manuela Pato e os presidentes
Jorge Almeida («vice» da Câmara) e Mário 
Martins (da UFTOR) em 2014


A paragem das obras de construção da nova ponte entre Óis da Rbeira e Cabanões foi motivo para uma exaltada reunião no salão da ARCOR, a 30 de Julho de 2014.
Há 11 anos!
O então vice-presidente e actual presidente da Câmara Municipal de Águeda deu a cara pela paragem das obras, mas não garantiu data de reinício.
«Será o mais depressa possível», disse Jorge Almeida, na reunião dessa noite de 30 de Julho de há11 anos. Uma reunião de vozes muito exaltadas e exclamações menos ortodoxas, na qual mentiroso foi palavra muito solta.
A Câmara, recordemos, tinha adjudicada a empreitada à empresa Ar-Lindo, de Braga, estava tudo muito certo, foi feito o desaterro, em Maio de 2014, e, de repente, saíram os homens da obra.
A Câmara Municipal deu por ela a 23 de Julho: o empreiteiro estava em PER - Plano Especial de Revitalização. Em pré-falência, por outras palavras.
Jorge Almeida, na exaltada reunião, deu a cara à centena de pessoas que se juntaram no salão da ARCOR. «Não trago a melhor notícia, mas já a sabem. Nas boas e nas más, cá estou, e esta não é boa», disse o autarca municipal, como se recorda na foto.
Exaltaram-se e protestaram os populares, a várias vozes, debitando culpas ao «descuido camarário»: o de «adjudicar a obra a empreiteiro na falência».
«Vivo convosco a vossa mágoa e luto para que os prazos sejam os mais curtos possíveis», proclamou Jorge Almeida, que agora é o presidente da Câmara e recandidato a terceiro mandato consecutivo.

- ANO 2011, há 14 anos: A Festa do Peixe da Tuna de Óis da Ribeira!

dente da Câara - Ver

A Tuna Musical, agora designada Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, realizou, no último fim de semana há 14 anos, a sua já então tradicional Festa do Peixe da Pateira.
O evento decorreu na margem óisdaribeirense da lagoa - onde sempre foi, até 2019 e depois interrompido pelo efeito da COVID 19 e pela edição junto à sede - e nos dias 30 e 31 de Julho de 2011, junto ao coreto e hangar de canoagem, e com música ambiente permanente e o seguinte programa:
- Dia 30, sábado: Peixe frito a sair (a partir das 16 horas e até ao final da noite) e actuação do conjunto «Renascer» (22).
- Dia 31, domingo: Missa campal (10 horas) e concerto da Tuna (15,30). A organização teve peixe frito na hora, a partir das 11,30 desse dia. Festa sem peixe nem seria festa do... peixe.

- ANO 2003, há 22 anos: Obras no polidesportivo da ARCOR!


Os balneários da ARCOR em 2003


As obras de construção dos actuais balneários do polidesportivo da ARCOR começaram a 30 de Julho de 2003. 
Há 22 anos!
A 1 de Junho de 2002, tinham-se iniciado as obras de conclusão dos então existentes balneários - ao tempo com uma cobertura em chapa, a do tempo da direção de Fernando Reis. Com assentamento de tijoleira no chão e paredes, num trabalho executado por Milton Gomez e António Fernando Fernandes, durante vários fins de semana. 
O projecto viria a ser suspenso, por se considerar oportuno alterar o interior e a cobertura, que passou a ser em laje e com redes de água (quente e fria) e de saneamento. Foram também acimentados os espaços laterais do campo - a norte, nascente e sul. Estas obras, começaram a 30 de Julho de 2003. 
O vereador Pinto Galvão, da Câmara Municipal de Águeda, viria presidir à cerimónia da abertura dos balneários, a 25 de Outubro do mesmo ano. O programa incluiu jogos de futsal entre dirigentes e pais e mães e crianças da ARCOR, antes do beberete festivo no centro social.

- ANO 1995, há 30 anos: ARCOR Canoagem com 10 títulos distritais e por equipas!


Ana Almeida
Liliane Framegas


A ARCOR venceu o campeonato regional de velocidade, em canoagem, nas provas disputadas a 30 de Julho de 1995, há 30 anos e nas águas da pateira, do lado de Fermentelos.
O clube de Óis da Ribeira somou 205 pontos, sendo seguido pelo GICA (172) e Recreio de Águeda (129).  Depois, o Sporting de Aveiro (110), o Saavedra Guedes (96), Ílhavo (94) e SNADO, de Ovar (87).I
ndividualmente, os atletas da ARCOR alcançaram os seguintes títulos de campeões distritais:
Sérgio Soares
Pedro Carvalho
- K2 cadetes, 500 metros: Pedro Carvalho e António Azevedo
- K2 infantis, 500 metros: Ana Rosa Almeida e Liliane Framegas.
- K1 infantis, 500 metros: Liliane Framegas, campeã distrital, com Ana Rosa Almeida em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 infantis, 200 metros: Ana Rosa Almeida, campeã distrital, com Liliane Framegas em segundo lugar, vice-campeã distrital.
- K1 cadetes, 200 e 500 metros: Beatriz Gomes.
- K1 cadetes, 200 metros: Pedro Carvalho, com António Azevedo em terceiro lugar e Alexandre Souto em sexto.
- C2 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C2 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares e António Azevedo.
- C1 cadetes, 500 metros: Sérgio Soares. Em segundo, lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.
- C1 cadetes, 200 metros: Sérgio Soares. Em segundo lugar, ficou António Azevedo, vice-campeão distrital.
- NOTA: Liliane Duarte Figueiredo Framegas, infelizmente, faleceu a 20 de Setembro de 2020, aos 38 anos e vítima de doença. Deixou viúvo e dois filhos.  Aexandre Miguel de Oliveira Souto faleceu a 1 de Abril de 2007, de acidente de mota, na Ladeira da Escola. Aos 28 anos e deixando viúva e um filho. RIP!!! RIP!!

terça-feira, julho 29, 2025

Sérgio Varela e Pedro Carvalho em finais do Mundial de Masters!

Sérgio Varela e Pedro Carvalho
 




Os arcorianos Sérgio Varela e Pedro Carvalho foram segundos classificado na prova de K2 de 500 metros, dos 45/49 anos, que, ao princípio das tarde de hojse disputou em Montemor-o-Velho e a contar para o campeonato do mundo de masters de canoagem.
Apuraram-se para a Final A, com o tempo de 1m:39s.74cs, mais 0.26cs que o duo vencedor, formado pelos alemães Thomas Freese e Torstem Reuter.
Os atletas arcorianos, até ao momento, obtiveram os seguintes resultados:
- K1 200 metros, 45/49 anos: 6º.-Pedro Carvalho; 7º.-Sérgio Varela, apurados para a Final B.
- K1 200 metros, 40/44 anos: 6º.-João Oliveira.
- K2 200 metros, 45/49 anos: 3ºs.-Sérgio Varela / Pedro Carvalho, apurados para a Final A.
- K1 500 metros, 45/49 anos: Pedro Carvalho não largou.
- K1 500 metros, 40/44 anos: 6º.-João Oliveira, com tempo de 2m:05s.77cs, mais 28s.18cs. que o vencedor, o francês Cyrille Carré.
se&o

Óis da Ribeira no Jubiléu 2025 de Roma!

O Grupo da Catequese no Vaticano
Catequese de Óis da
Ribeira em Roma


A equipa da Catequese Paroquial de Santo Adrião de Óis da Ribeira já se encontra em Roma, onde vai participar no Jubiléu 2025.
E já visitou o Vaticano, como se pode ver na imagem - que «recolhemos» da página de facebook do padre Júlio Grangeia, que, por sua vez, a «roubou» do instagram da Catequese óisdaribeirense.
O grupo aceitou o desafio do Papa Francisco - na Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa e em 2023 - e, 
Guilherme Reis
como milhares e milhares de jovens de todo o mundo, participa no Jubiléu com a alegria de partilhar «um acto de de renovação espiritual, perdão e reconexão com a fé».
Grupo que, recordemos, é coordenado pelas catequistas Anabela Neves e Ondina Soares (a segunda e terceira da imagem) e inclui os jovens Eduardo Pereira, Rita Soares, Mara Oliveira, Inês Lopes, Mara Brites e Francisca Soares. - Ver AQUI

O futuro padre
Guilherme Reis !

Também em Roma e para participar no Jubiléu 2025, está o seminarista Guilherme Reis - de quem amanhã falaremos. 
É filho de António José Matos dos Reis e neto paterno de Tobias Framegas dos Reis, da Rua Manuel Tavares (a do Cabo), em Óis da Ribeira. A mãe é Maria Clara Ferrão Pinheiro, de Cabanões.
Actualmente, estuda no Seminário Maior de Cristo-Rei dos Olivais, em Lisboa, já desde 2021, e está a três anos da sua ordenação diaconal. 
«Se for essa a vontade de Deus, serei instituído acólito no próximo ano», disse ao d´Óis Por Três, falando (ver amanhã) da sua caminhada sacerdotal.

- ANO 1999, há 26 anos: A trágica morte de Joaquim António!


Joaquim A. Estima


óisdaribeirense Joaquim António de Almeida Estima faleceu a 29 de Julho de 1999 e vítima de um acidente com uma arma de caça.
Há 26 anos!
Natural do Crasto, povoação da freguesia de Recardães, e então com 62 anos, casou em Óis da Ribeira com Maria Estela dos Santos Henriques de Almeida e o casal teve os filhos Rosa Deolinda (moradora na Rua Comendador António Bernardino), José Fernando (em Travassô) e a já falecida Maria Fernanda dos Santos Almeida.
O corpo foi encontrado pelo filho, no quintal da sua casa da Rua da Pateira, por volta das 9,30 horas da manhã desse dia 29 de Julho e quando o procurava para uma consulta médica no Hospital de Águeda.

- ANO 1977, há 48 anos: O Grupo de Teatro «Artistas Unidos» de Óis da Ribeira!

Firmino e Isauro Santos


O Grupo de Teatro Amador Artistas Unidos, de Óis da Ribeira, iniciou, a 29 de Julho de 1977, os ensaios da peça «A morte de Miguel de Vasconcelos».
Há precisamente 48 anos!
Os ensaiadores foram os irmãos Isauro e Firmino Carvalho e Santos (ambos já falecidos) e a estreia viria a ser a 17 de Dezembro desse ano, com actuações posteriores na Borralha (no dia seguinte) e de novo em em Óis da Ribeira, no dia de Natal, no restaurante Pôr do Sol. 
Actuou ainda, e pelo menos, em Valongo do Vouga e Macinhata do Vouga (do concelho de Águeda), Avelãs de Caminho (Anadia), S. João de Loure (Albergaria) e Oliveirinha (Aveiro).
Infelizmente, não conseguimos apurar o nome dos actores.

- ANO 1962, há 63 anos: Orçamento suplementar da Junta de Freguesia!


Armando Resende


A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira reuniu-se a 29 de Julho de 1962 e, por unanimidade,  aprovou o primeiro orçamento suplementar desse ano, no valor de 1 803$15. 
Seriam agora menos de 1000 euros.
O orçamento de já 63 anos destinava-se a suportar despesas com vários melhoramentos na freguesia e, aprovado, foi deliberado expô-lo e afixá-lo em edital público durante uma semana, para ser consultado pelo povo.
Além disso, foi deliberado proceder ao arranjo do Caminho Fundo, disso encarregando José Correia de Melo, que convidaria pessoal e carreiros.
- NOTA: A Junta de Freguesia era presidida por Armando Resende (na foto), com o secretário Manuel Simões dos Reis e o tesoureiro José Pinheiro das Neves.

- ANO 1886, há 139 aos: O nascimento do barqueiro Zebedeu!


A inauguração do Largo do Barqueiro: Dinis Oliveira
(neto) e os presidentes Fernando Pires (JF), Castro 
Azevedo (da Câmara) e Horácio Marçal (da
Assembleia Municipal) 

Zebedeu Costa

O último barqueiro de Óis da Ribeira foi Zebedeu Alves da Costa e nasceu a 29 de Julho de 1886.
Há 139 anos!
Zebedeu era filho de Joaquim Alves da Costa e Maria Bárbara Soares dos Santos e neto paterno de Manuel Alves da Costa e de Ana Maria Carvalho, neto materno de António Lopes dos Santos e Rosa Emília Soares. 
Casou a 23 de Maio de 1907, aos 20 anos e com Maria Augusta Pires, de 25, filha de Maria José Pires Ferreira. Descendentes, na actualidade e entre outros, são os netos Dinis de Oliveira Alves Pereira (filho de Cesaltina e morador em Eirol), os irmãos Zebedeu (ausente nos Estados Unidos) e Joaquim Costa (filhos de Maria Lá) e, filhos de Augusta, José, Maria Augusta e Messias (moradores em Recardães) e Nair Pires de Carvalho (à saída para Espinhel).
A Junta de Freguesia homenageou-o 30 de Setembro de 2000, descerrando uma placa com o seu nome no largo do rio, precisamente de onde ele fazia a travessia de barco para e de Cabanões. Infelizmente, algo degradado e esquecidompoelas autoridades locais.
- NOTA: Zebedeu Alves da Costa faleceu a 15 de Junho de 1954, aos 68 anos e vítima de doença e depois de um ataque epiléctico, quando estava internado no Hospital Conde Sucena, em Águeda.

segunda-feira, julho 28, 2025

- ANO 2012, há 13 anos: Populares abandonaram AF contra a união de freguesias!

A Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira (AFOR) de 28 de Julho de 2012. Os
populares abandonaram os trabalho antes da votação pró-união de freguesias

 
A mesma reunião...


A reunião convocada pela Assembleia e Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, para debater a então pré-anunciada União de Freguesias não chegou ao fim, abandonada pelos populares que nela participaram. 
A 28 de Julho de 2012. 
Há 13 anos!
A reunião foi presidida por Manuel Soares, presidente da Assembleia de Freguesia, e o abandono pelos populares aconteceu imediatamente antes da votação: sim ou não, à união de freguesias.
O objectivo era os cidadãos eleitores «darem a sua opinião quanto à freguesia, com as quais gostaria de se agregar», no âmbito do processo administrativo em curso. 
«A opinião maioritária, desde que representativa do universo eleitoral, servirá para fundamentar o parecer a enviar pela Assembleia de Freguesia à Assembleia Municipal de Águeda, caso seja necessário», explicava o convite à população.
A população até correspondeu e participou, desde logo vincando não querer agregação. «A termos de aceitar a imposição da lei, mostremos a nossa indignação por, em Lisboa, uns senhores decidirem por nós, o que nós não queremos», foi o tom geral de aplaudidas intervenções. 
Vários cidadãos intervieram, sublinhando esta opção: José Maria Gomes, Rosário Cadinha, Manuel Tavares, Horácio Tavares, Celestino Viegas, Manuel Joaquim Carvalho, António Melo, Hercílio de Almeida, Agostinho Tavares, Albertino Soares, Angelino Gomes, Lurdes Cadinha, Hermínia Viegas e Diamantino Correia, talvez outros. - Ver AQUI