sexta-feira, novembro 16, 2007

2 056: TUNA INAUGURA NOVA SEDE

A Tuna de Ois da Ribeira inicia sábado, dia 17 de Novembro, as comemorações do 110º. aniversário, com a inauguração da nova sede. «Apesar de não ser o ideal, serve plenamente para as actuais necessidades da Tuna», comentou a direcção, liderada por Hostilino Cardoso de Matos.

A Tuna foi fundada por Jacinto de Matos e teve várias interrupções de actividade, ao longo do seu mais de um século de vida - a última das quais entre 1962 e 1993. Teve, inclusive, várias denominações - por exemplo, Tuna Oiense e Tuna Conde Sucena, neste caso homenageando o nobre que lhe ofereceu a bandeira bordada que, actualmente, é o símbolo maior da sua existência. Foi entregue a 1 de Maio de 1905 e a Tuna foi a Águeda em concerto de agradecimento, dado em notas e música - com «algumas peças do seu variado e distinto repertório» -, foguetes e discurso do seu presidente, Manuel Tavares da Silva, agradecendo “com palavras comovidas e cheias de entusiasmo a valiosa oferta do sr. Conde».

A sede foi cedida pela Junta de Freguesia, por um período de dez anos, renovável. Trata-se do edifício onde, até finais de 2004, funcionou a sua sede e da ARCOR. À entrada da freguesia, junto à ponte.

SP: Quais foram as principais realizações da Tuna, em 2007?
HCM: Sem dúvida que a principal realização foi a mudança de sede, não esquecendo, no entanto, a continuação da Semana Cultural, que este ano se resumiu a um fim de semana, e à organização das marchas populares.

SP: Quantas actuações teve e quais foram as mais significativas?
HCM: A Tuna teve 25 actuações, destacando-se a participação na abertura da 14ª. Festa do Leitão. Registaram-se também alguns concertos pela Orquestra, na Semana Cultural da ARCOR, nas Jornadas Culturais da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira, na Semana Cultural da Banda Pinheirense e ainda na 4ª. edição de Encontros com a História, em Espinhel.

SP: Que significado e importância tem para a Tuna Musical dispor de nova sede social?
HCM: A mudança de sede deve- -se essencialmente, à necessidade de melhores condições relativamente ao antigo espaço.

SP: A nova sede é suficiente e serve os interesses da Tuna?
HCM: Apesar de não ser o ideal, a nova sede serve plenamente para a actual condição e necessidades da Tuna, pecando talvez por alguma falta de espaço, pelo que ainda tivemos que construir um pequeno "barracão", por forma a libertar algum espaço no interior do edifício.

SP: Como é a sua distribuição?
HCM: O primeiro andar é dirigido apenas para ensaios e escola de música, ficando a cave com a sala de reuniões, exposição e arquivos.

SP: Quais são os principais projectos da Tuna de Ois da Ribeira para 2008 e anos seguintes?
HCM: Esta direcção termina este ano, pelo que os principais projectos para os próximos anos não dependerão de nós. Esperamos apenas que se dê seguimento ao trabalho até agora realizado, quer na Semana Cultural, quer nas Marchas Populares.
2x3: Texto e foto tirados DAQUI,com a devida vénia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Os meus parabéns à Tum e que continue a prestigiar o nome de Óis da Ribeira.

Anónimo disse...

Parabéns à Tuna.