quinta-feira, abril 12, 2012

A limpeza dos matos de Óis da Ribeira



A verdade é que eu passo muitas vezes por estes lados, principalmente no verão, que é quando estou por casa. O meu objectivo principal não é vigiar as matas, mas fico sempre contente, porque sei que enquanto eu lá estou ninguém se está a lembrar de atear fogo a nossa terra e eu passo por lá quase todos os dias de um dos meses com mais fogos. 
Reparo muito no estado dos pinhais: é uma vergonha. Vêm-se alguns muito bem limpinhos mas outros que têm mato de muitos anos (nas fotos pode-se ver algum). 
As pessoas têm que ganhar consciência de que têm a responsabilidade de limpar os seus pinhais. 
Tantos impostos e multas mas, cá para mim, devia-se criar uma lei a sério, que punisse os proprietários, e pô-la seriamente em prática, porque isto não pode continuar assim. 
Não adianta estar um limpo e os restantes cheios de mato e casqueiras. 
Temos que preservar pelo que é nosso. Se os proprietários são negligentes e não limpam nem procuram quem os possa limpar, alguém tem de limpar. E cabe a junta de freguesia zelar pelo bem estar das pessoas da terra e da terra em si. Não há dinheiro, pois não, mas os proprietários têm que ser responsabilizados de alguma maneira: não limpam, pagam. Não têm o que fazer ao mato nem têm tempo, procurem gente na terra que possa fazer esse trabalho.
- NOTA: Comentário publicado AQUI
que o d´Óis Por Três assina por baixo.

Sem comentários: