quarta-feira, março 06, 2013

Livro de Alfredo Oliveira chama-se “É tão linda a minha terra”


Alfredo Oliveira, na festa dos seus 70 anos, teve prenda de família, a edição de um livro do poemas: “É tão linda a minha Terra”. Reúne poesia popular sobre Ois da Ribeira, e outros temas, com alguns trabalhos fotográficos.
Auto-didacta e pequeno agricultor (logo após a 4ª. classe escolar), foi jovem tecelão e tarimbou nas pequenas empresas industriais que emergiram em Águeda, na década de 60 do século XX. E a elas  se dedicou profissionalmente, sempre, porém,  com o “bicho” das rimas a fervilhar-lhe na alma, “casando-as” com outro “vício”: o da música. 
Música na poesia: Alfredo Ferreira de Oliveira foi executante, como clarinetista da Banda Alvarense (de Casal de Álvaro) e da Tuna de Ois da Ribeira.
Os seus poemas são eminentemente populares, neles fazendo retrato das suas vivências pessoais. Por vezes até «dispensam» a métrica, mas todos vertem a sua sabedoria de vida e neles (e com eles) lava a alma que sempre tem apaixonada pela sua terra ribeirense.
Edição de CD: O ano de 2004 foi tempo de editar o CD “É tão linda a minha terra”, com duas letras que escreveu e musicou - “Um   hino a Ois da Ribeira” e “ARCOR em frente”. 
É propositado o nome do livro agora editado, compilando temas sobre a freguesia natal, entre outros: “É tão linda a minha Terra”. É tributo da filha, genro e netos, a este reformado que “ocupa o seu tempo na música, na leitura e nos seus pequenos terrenos agrícolas”.
Foto e notícia DAQUI

1 comentário:

Anónimo disse...

Atão o poeta n/ é o sr. Irsílio?
Pensava eu de k...