domingo, outubro 09, 2016

A Tuna é... Associação Filarmónica de Óis da Ribeira

A Tuna de Óis da Ribeira em 1931 (legenda no texto)



A Tuna de Óis da Ribeira tem nova designação, oficialmente e desde 7 de Outubro de 2016. Passou a ser Associação Filarmónica de Óis da Ribeira, segundo a escritura pública nesse dia (o de anteontem) assinada numa conservatória de Águeda.
Será este o último nome oficial da antiga Tuna, que para os ribeirenses de certeza continuará a ser sempre Tuna? Ninguém sabe. É que ao longo dos anos teve várias designações e muitos hiatos - anos de paragem, o mais recente entre 1962 (quando já faltou a dois serviços, na Á-dos-Ferreiros e na Urgueira) e 1993 (a 28 de Novembro). Nada mais nada menos que 31 anos.
Uma consulta à net, onde aparece bastante informação sobre a Tuna, dá para lembrar que se chamou, em alturas diferente e antes dos anos 60 do século XX: Tuna de Óis, Tuna de Óis da Ribeira, Tuna Oisense, Tuna Conde Sucena (esta de homenagem ao Conde Sucena quando, em 1905, este nobre de Águeda ofereceu uma bandeira, que ainda existe). Depois da reorganização de 1993, também já teve designações: Tuna de Óis da Ribeira (que sobrou dos períodos anteriores), Agrupamento Musical Tuna de Óis da Ribeira e a actual. Pelo menos.
A foto desta página é de 1931 e lembra os seguintes músicos, em cima e da esquerda para da direita: Óscar Matos, Serafim Reis, David Santos, Manuel Resende (com a bandeira), Manuel Carvalho (Girão), Edmundo Reis, Abílio Viegas e José Maria Framegas. Sentados: Aires Carvalho, José Maria Costa, Virgilino Carvalho e Fernando Pires Soares (Barrão). Em baixo: José Maia (da Piedade), José Ferreira dos Reis (da Luz, ou da Olívia) e Alberto Almeida.
A terminar, lembramos que a Tuna (ou Associação Filarmónica de Óis da Ribeira) participa hoje no Encontro de Bandas da Lousã. A iniciativa é da Sociedade Filarmónica Lousanense, que assim festeja o seu 119º. aniversário, com apoio da Câmara Municipal da Lousã e dos Licores Beirão. 

Sem comentários: