A draga a ser descarregada na pateira, vinda de outros lados, a 20 de Setembro de 2020 |
A draga «Pato Bravo» em 2022 |
O Fundo Ambiental e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) vão financiar a compra de uma nova draga para remover os jacintos da pateira. A notícia é da Câmara Municipal de Águeda e indica uma verba: 700 000 euros.
O novo equipamento, há muito prometido - nomeadamente pela própria edilidade aguedense -, irá substituir a velha «Pato Bravo», para a qual e segundo a nota camarária, há «grande dificuldade em arranjar peças suplentes para a manutenção».
E, assim se espera, «aumentará a capacidade de resposta e de desempenho na remoção e controlo desta espécie invasora» - para além de poder «chegar a caudais de água menos profundos e remover maior quantidade de jacintos, sem necessidade de efetuar tantas viagens entre os locais de remoção e de depósito da espécie».
«O financiamento permitirá adquirir um equipamento mais moderno e com maior capacidade de remoção desta vegetação aquática, que é extremamente nociva para a sustentabilidade dos ecossistemas e sobrevivência das espécies endógenas da pateira», referiu o presidente Jorge Almeida, da Câmara Municipal de Águeda, reforçando que «a autarquia tem desenvolvido sozinha, ao longo dos anos, esforços para controlar este problema».
A draga no dia 13 de Dezembro de 2006, dia do seu lançamento nas águas da pateira. Há 18 anos! |
Uma draga que é
cefeira aquática para
a pateira e... não só!
A nova draga - ou cefeira aquática, como lhe queiram chamar... - poderá ser usada, também, no rio Águeda e, diz a Câmara Municipal de Águeda, «ser ainda cedida a outros municípios para trabalhos semelhantes, em outros cursos de água».
Avé!!!
Vamos pois, expectantes e muito confiantes, aguardar que chegue às águas da pateira e entre imediatamente em funções operacionais, tirando todos os jacintos e mais um.
Avé!!!
Vamos pois, expectantes e muito confiantes, aguardar que chegue às águas da pateira e entre imediatamente em funções operacionais, tirando todos os jacintos e mais um.
A famosa draga/ceifeira «Pato Bravo» que, assim se disse e ao tempo se acreditou, iria «apanhar» todos os jacintos da pateira, foi lançada na lagoa na margem de Óis da Ribeira, às 12,30 horas do dia 13 de Dezembro de 2006. Como se vê na foto.
Dentro de dias se passam 18 anos!
Dentro de dias se passam 18 anos!
Sem comentários:
Enviar um comentário