quarta-feira, julho 02, 2025

Assembleia de Freguesia aprovou renovação do «Náutica de Lazer da Pateira»!

 

Náutica de Lazer da Pateira, a 16 de Julho de 2020: Edson Santos (vice-presidente da Câmara), António

Brinco (ARCOR), Jorge Almeida (presidente da Câmara) e Paulo Pires (tesoureiro da UFTOR)

António Brinco no uso da palavra a 16 de Julho de 2020

Os equipamentos (2025)

 

A Assembleia de Freguesia (AF) da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira (UFTOR) aprovou, por unanimidade, o protocolo de cooperação com a Câmara Municpal de Águeda que renova o projecto «Náutica de Lazer da Pateira», no âmbito do Orçamento Participativo de Águeda.
A sessão realizou-se na noite de 30 de Junho de 2025, presidida por Paulo Jorge Gomes e no salão da Delegação da UFTOR, em Travassô.
O projecto tinha sido formalizado a 16 de Julho de 2020, no seguimento da candidatura apresentado pela ARCOR Canoagem ao Orçamento Participativo de 2016. Há 9 anos.
Mas o que é o projecto «Náutica de Lazer da Pateira»?
O projecto, recuando 5 anos na história e valendo a pena lembrar, visa(va) a dinamização da pateira, recorrendo a gaivotas, pranchas paddle e kayaks sit-on-top. E pretendendo-se ainda, segundo o protocolo, que «a oferta se estenda a pessoas com deficiências motoras e intelectuais, uma forma inclusiva que permite que todas as pessoas possam desfrutar da Pateira».
O rosto principal do projecto foi João Paulo Brinco, treinador e atleta veterano de canoagem da ARCOR, e a candidatura de 2016 foi suportado numa proposta de orçamento de 50 000 euros, votada entre 1 e 30 de Setembro desse ano. No dia 5, deste mês, realizou-se uma votação presencial em Óis da Ribeira.
Os proponentes, para além de João Paulo Brinco, foram Ana Sofia Framegas (actual secretária da Junta de Freguesia), João Ferreira, Paulo Oliveira, Liliana Resende e Sandro da Conceição.
Jorge Almeida, António Brinco e Paulo Pires,
este no uso da palavra (há 5 anos)

Grupo de proponentes
fez a diferença!

A candidatura ao OPA foi da ARCOR Canoagem mas, vá lá saber-se porquê, o protocolo foi assinado entre a Câmara Municipal de Águeda e Junta de Freguesia da UFTOR - entidade que, pelo proecto, nada fez e na cerimónia se fez representar pelo tesoureiro Paulo Pires - que, na altura, afirmou que «este grupo de proponentes fez a diferença quando se uniu para criar esta proposta», que, acrescentou, permite «promover a pateira de uma forma equilibrada».
António Brinco, o actual vice-presidente da direcção e na altura, como agora, o responsável pela ARCOR Canoagem, manifestou a sua alegria pela concretização de um sonho, que «demorou bastante tempo a pôr em prática, devido a todas as suas especificidades». 
Trata-se disse ele, de um projecto que permite «divulgar a pateira e os seus encantos» e sem o qual «não havia condições para as pessoas se fixarem». Agora, acrescentou António Brinco, «têm actividades para fazer enquanto aqui estão».
Algumas das embarcações do projecto
Náutica de Lazer da Pateira (2020)

O sabor especial
do OP da pateira!

Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientou que a autarquia está a fazer «todos os esforços para concretizar todos os projetos vencedores do OP» e este, na Pateira, tem «um sabor especial». 
Isto porque, disse Jorge Almeida, as atividades náuticas de lazer  dão vida à pateira e as pessoas usufruem «desta maravilha da natureza que temos aqui».
Edson Santos era (e é) o vice-presidente da Câmara de Águeda e salientou que a pateira «não nos separa, une-nos» e que «o projeto envolveu grupo de cidadãos locais».
«Partiu de um grupo de pessoas ligadas à Pateira e aos desportos náuticos, com o objectivo de desenvolverem um projecto de forma a proporcionar às pessoas a possibilidade de usufruírem da lagoa natural»
, disse Edson Santos.
O protocolo de há 5 anos conclui-se a 16 de Julho, dentro de duas semanas, e a renovação, por unanimidade, ja foi aprovada na  Assembleia Municipal de 28 de Junho de 2025. Anteontem, na Assembleia de Freguesia da UFTOR e também por unanimidade.

Sem comentários: