sábado, novembro 01, 2025

As cerimónias de Todos os Santos e Fiéis Defuntos!

 

O padre Júlio Grangeia



O padre Júlio Grangeia presidiu hoje às ceriminónias de celebração de Todos Os Santos e Fiéis Defuntos da Paróquia de Santo Adrião de Óis da Ribeira.
O programa começou com a celebração de missa (no templo), seguido-se romagens os dois cemitérios - o Velho e o Novo.
Os interessados poderão ir à página oficial de facebook do sacerdote - AQUI - para melhor ficarem informados das celebrações.

A renúncia, há 8 anos, de 5 socialistas! Ana Sofia Framegas é agora, pelo Juntos, presidente da AFTOR!


Romeu Fernandes e Ana Sofia Framegas desvincularam-se da estratégia e posições do PS de
TravassÓis e da sua eleita (Júlia Melo) na Assembleia de Freguesia. Alexandre Resende Pires,
à direita e segundo da lista, continuou «fiel» à líder e sua guru. Que substituiu, em 2021

Rosa Almeida
Rúben Santos
O comunicado dos
5 jovens socialistas
(clicar para ampliar)


Um  grupo de 5 jovens candidatos do PS, todos de Óis da Ribeira, demarcaram-se, a 31 de Outubro de 2017, das posições da candidata eleita pelo partido e membro da Assembleia de Freguesia de TravassÓis - Júlia Melo - então anunciando a sua «desvinculação à lista».
Foi isto há 8 anos e sublinharam os jovens políticos óisdaribeirenses que, e citamos o seu comunicado da altura, «não queremos estar associados a uma lista que está a relegar para segundo plano os interesses dos ribeirenses».
Há 8 anos!
Os subscritores da renúncia foram Ana Sofia Resende Framegas (a então quarta candidata da lista do PS), Romeu da Costa Fernandes (6º.), Rosa Lina Almeida (9ª.) e Rúben Santos (11º.), para além de Diana Moreira. 
Curiosamente, ou talvez não, Alexandre Resende Pires, o segundo candidato da lista socialista, não assinou o documento, o que significou, por evidente exclusão de partes, que estava de acordo com a estratégia seguida pelo partido e/ou pela guru Júlia Melo.
O texto completo do d´Óis Por Três, com o comunicado dos jovens socialistas (na imagem acima, que deve ser clicada para ser ampliada e lida) pode ser revisto AQUI
Ana Sofia Framegas
presidente da AFTOR

A presidente juntista
da AFTOR que foi PS!

O tempo passou, entretanto já lá vão 8 anos, e há várias evidências que podemos considerar e lembrar aos leitores do d´Óis Por Três:
1 - ALEXANDRE PIRES era estudante manteve-se fiel aos ideais socialistas e foi o nº. 2 das listas das eleições intercalares de 2019 e nas (normais) de 2021. Neste caso e até 2025, substituiu Júlia Melo, a líder que não tomou posse, e foi o eleito do PS na AFTOR.
2 - ANA SOFIA FRAMEGAS também era estudante,foi a quarta candidata da lista do PS de há 8 anos e teve, depois disso, meteórica carreira política local. Na verdade e depois de posto o socialismo na gaveta, aderiu ao «Juntos Por Águeda» em 2021 (foi a 9ª. da lista) e foi eleita para a AFTOR. Em Julho de 2023, assumiu o cargo de secretária da Junta de Freguesia, após a auto-demissão de Ondina Soares. A 28 de Outubro de 2025, a última terça-feira, foi eleita presidente da Assembleia de Freguesia da (UFTOR).
3 - ROMEU DA COSTA FERNANDES aderiu ao Bloco de Esquerda (BE) e foi o líder da lista da UFTOR nas eleições autárquicas de 2021. Não foi eleito.
4 - ROSA LINA ALMEIDA era (é) engenheiro zootécnica e foi a 9ª. da lista do PS de há 8 anos.
Não lhe conhecemos posteriores actividades políticas locais.
5 - RÚBEN SANTOS era (é) engenheiro químico e foi o 11º. da lista. Também não se conhecem posteriores actividades políticas locais.
Assim ia e vai a política autárquica local!

- ANO 2013, há 12 anos: Junta de Ois da Ribeira «deixou» 15 213 euros para a União de Freguesias!


 

A sede da Junta de Freguesia


«O jornal da caserna noticia que a «falecida» Junta de Freguesia de Óis da Ribeira passou 15 213 euros de saldo positivo para a tesouraria da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira - a desunida!», escreveu o d´Óis Por Três de há precisamente 12 anos.
E continuou:
«Não dá para entender, embora o vizinho do extinto presidente se empenhe em explicar que as transferências foram posteriores à última Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira. 
Seria assim? 
Seria! 
Mas a verdade é que, como se sabe, essa guita toda acabou por ser governada por «estrangeiros», o que é pena! E Óis corre o risco de o ver aplicado noutros territórios, essa é que é essa».
- NOTA: A local de há 12 anos ainda continua sem resposta. Mas, obviamente e para sermos politicamente correctos, foi tudo legal e dentro do espírito democrático vigente! E os nossos eleitos continuam sem de nada saber e/ou perguntar. Os de então e os de hoje
.

- ANO 1906, há 119 anos: A Tuna Musical de Óis da Ribeira em memorával digressão a Estarreja e Torreira!

Três gerações de tunantes: Óscar (filho),
Jacinto (pai) e Hostilino Matos (neto)


A Tuna Musical de Óis da Ribeira fez uma histórica digressão a Estarreja e à Praia da Torreira no dia 1 de Novembro de 1906.
Há precisamente 119 anos!
A instituição óisdaribeirense deslocou-se de barco e em «uma excursão de mais de 40 pessoas», sendo «constantemente aplaudida» e tendo executado «algumas peças do seu variado reportório», que form «coroadas de aplausos da sua bela actuação».
No regresso a Óis da Ribeira, actuou em Aveiro e depois em Esgueira e Eixo (aqui, com «recepção entusiástica tributada pelo Grupo Dramático Eixense») e Almear, Travassô e Cabanões.
A Tuna desse tempo era formada por 20 executantes e «levou ovante a sua rica bandeira de seda bordada a ouro e matiz, oferta do Conde de Sucena».
Bons e históricos tempos - os da Tuna, que agora é Associação Filarmónica de Óis da Ribeira!
- NOTA: A direção da Tuna era presidida pelo professor Joaquim Augusto Tavares da Silva e Cunha, com o secretário Manuel Claro de Almeida, o tesoureiro Jacinto Pereira de Matos e os vogais José Ferreira das Neves Júnior e Manuel Maria Tavares da Silva.