sábado, novembro 01, 2025

A renúncia, há 8 anos, de 5 socialistas! Ana Sofia Framegas é agora, pelo Juntos, presidente da AFTOR!


Romeu Fernandes e Ana Sofia Framegas desvincularam-se da estratégia e posições do PS de
TravassÓis e da sua eleita (Júlia Melo) na Assembleia de Freguesia. Alexandre Resende Pires,
à direita e segundo da lista, continuou «fiel» à líder e sua guru. Que substituiu, em 2021

Rosa Almeida
Rúben Santos
O comunicado dos
5 jovens socialistas
(clicar para ampliar)


Um  grupo de 5 jovens candidatos do PS, todos de Óis da Ribeira, demarcaram-se, a 31 de Outubro de 2017, das posições da candidata eleita pelo partido e membro da Assembleia de Freguesia de TravassÓis - Júlia Melo - então anunciando a sua «desvinculação à lista».
Foi isto há 8 anos e sublinharam os jovens políticos óisdaribeirenses que, e citamos o seu comunicado da altura, «não queremos estar associados a uma lista que está a relegar para segundo plano os interesses dos ribeirenses».
Há 8 anos!
Os subscritores da renúncia foram Ana Sofia Resende Framegas (a então quarta candidata da lista do PS), Romeu da Costa Fernandes (6º.), Rosa Lina Almeida (9ª.) e Rúben Santos (11º.), para além de Diana Moreira. 
Curiosamente, ou talvez não, Alexandre Resende Pires, o segundo candidato da lista socialista, não assinou o documento, o que significou, por evidente exclusão de partes, que estava de acordo com a estratégia seguida pelo partido e/ou pela guru Júlia Melo.
O texto completo do d´Óis Por Três, com o comunicado dos jovens socialistas (na imagem acima, que deve ser clicada para ser ampliada e lida) pode ser revisto AQUI
Ana Sofia Framegas
presidente da AFTOR

A presidente juntista
da AFTOR que foi PS!

O tempo passou, entretanto já lá vão 8 anos, e há várias evidências que podemos considerar e lembrar aos leitores do d´Óis Por Três:
1 - ALEXANDRE PIRES era estudante manteve-se fiel aos ideais socialistas e foi o nº. 2 das listas das eleições intercalares de 2019 e nas (normais) de 2021. Neste caso e até 2025, substituiu Júlia Melo, a líder que não tomou posse, e foi o eleito do PS na AFTOR.
2 - ANA SOFIA FRAMEGAS também era estudante,foi a quarta candidata da lista do PS de há 8 anos e teve, depois disso, meteórica carreira política local. Na verdade e depois de posto o socialismo na gaveta, aderiu ao «Juntos Por Águeda» em 2021 (foi a 9ª. da lista) e foi eleita para a AFTOR. Em Julho de 2023, assumiu o cargo de secretária da Junta de Freguesia, após a auto-demissão de Ondina Soares. A 28 de Outubro de 2025, a última terça-feira, foi eleita presidente da Assembleia de Freguesia da (UFTOR).
3 - ROMEU DA COSTA FERNANDES aderiu ao Bloco de Esquerda (BE) e foi o líder da lista da UFTOR nas eleições autárquicas de 2021. Não foi eleito.
4 - ROSA LINA ALMEIDA era (é) engenheiro zootécnica e foi a 9ª. da lista do PS de há 8 anos.
Não lhe conhecemos posteriores actividades políticas locais.
5 - RÚBEN SANTOS era (é) engenheiro químico e foi o 11º. da lista. Também não se conhecem posteriores actividades políticas locais.
Assim ia e vai a política autárquica local!

Sem comentários: