sexta-feira, novembro 14, 2025

- ANO 1894, há 131 anos: Dinis Pires da Silva, o professor e o político!

Dinis Pires da Silva

Vera Lúcia

O óisdaribeirense Dinis Pires da Silva foi professor primário e destacou-se como político local e municipal.
Nasceu a 10 de Outubro e foi baptizado a 14 de Novembro de 1894, há precisamente 131 anos. Faleceu a 14 de Janeiro de 1967, aos 73 e na sua casa de Cabanões, ao lado da capela de Nossa Senhoa dos Milagres.
Filho de Diamantino Francisco da Silva, estucador de Fermentelos, e de Ana Pires Soares, agricultora de Óis da Ribeira, era neto 
paterno de  João Francisco e Feliciana Silva, de Fermentelos, e materno de Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares, de Óis da Ribeira.
Dinis Pires da Silva teve pelo menos três irmãos: os gémeos Artur e Maria da Anunciação (Maria da Volta, da loja do Cruzeiro, mãe de Zola, Ondina e Orlando) e César (que foi dono da casa apalaçada, entretanto demolida, ao lado do Café Central, e que foi casado com uma senhora francesa - Cecile Florence Charlotte Guillame. Artur casou com Orência Vergara Maciel, a 30 de Julho de 1934, na cidade de Rio Grande, Estado de Rio Grande do Sul (Brasil), e lá terá falecido a 10 de Fevereiro de 1995.
O professor Dinis é avô de Vera Lúcia da Silva Conceição  (Simões), que reside em Cabanões. E das irmãs Rosa Maria e Ana Rosa e dos já falecidos capitão Vasco César Silva e professora Célia da Silva Conceição.
Registo do baptismo do
professor Dinis Pires da Silva

Vereador da Câmara de
Águeda e comissário da
ponte de Óis da Ribeira!


Dinis Pires da Silva radicou-se em Cabanões pelo casamento, a 4 de Julho de 1918, aos 22 anos e na Igreja Paroquial de Travassô, com Ana Sousa da Conceição, de 28, natural da cidade de Pelotas, no Estado de Rio Grande do Sul (Brasil).
Figura pública da região, integrou a comissão da ponte de Óis da Ribeira e ocupou vários cargos políticos, nomeadamente na vereação da Câmara Municipal de Águeda - em data que não conseguimos precisar.
- NOTA: A Junta de Freguesia de Travassô, nos anos 80 de século XX, atribuiu o seu nome à rua que, em Cabanões, vai da ponte de Óis da Ribeira até à rua João Baptista Oliveira, junto à pastelaria «Sagrado Sabor» (no bico com a estrada de Águeda a Aveiro).

Sem comentários: