sábado, junho 16, 2007

ANTÓNIO BERNA MORREU HÁ 11 ANOS - 2

EVOCAÇÃO DE BERNA ENCHEU SALÃO DA ARCOR

Proposta a atribuição do seu nome a rua da cidade

A evocação de António Berna encheu literalmente o salão do Centro Social da ARCOR, com uma singela e emotiva cerimónia, em que Paulo Sucena lembrou «o cantor da liberdade e o homem da cultura» e sugerindo que o seu nome fosse atribuído a uma rua de Águeda. «Serei o proponente», assumiu o vereador Pinto Galvão.
A noite tinha de ser, e foi, de fados de Coimbra, a canção que imortalizou António Bernardino e o levou como embaixador de Portugal a todos os cantos do mundo. Paulo Sucena, numa intervenção emotiva e histórica, lembrou a figura do homenageado. Depois, Celestino Viegas, presidente da direcção da ARCOR - a instituição organizadora do evento - falou de «saudades e memórias dos melhores de nós» e chamou ao palco
Maria Pires, mãe de António Berna, a quem o vereador Pinto Galvão entregou um ramo de flores. E Armando Ferreira,presidente do Conselho Fiscal da ARCOR, a Maria Eugénia Santos, viúva de António Berna.
«Ois da Ribeira é maior porque sabe e põe os seus melhores na história. Melhor exemplo não pode haver de um povo, que faz da cultura páginas memoráveis», disse Pinto Galvão assegurando que ele próprio irá propor a atribuição do nome de António Bernardino a uma rua da cidade de Águeda.
António Jesus, do Grupo de Fados de Coimbra «Menina e Moça», lembrou António Bernardino como «exemplo da Academia, enorme nome da canção de Coimbra (...), que Coimbra vai esquecendo». «Ainda bem que a gente da sua terra não o esquece, ainda bem que a ARCOR o evoca desta forma bonita, generosa e digna», disse o músico do grupo coimbrão, citando o evocado «como figura maior do fado coimbrão».
António Bernardino (Berna), filho de Aires Carvalho e Santos e Maria Pires, nasceu a 20 de Agosto de 1941, falecendo, de doença, a 16 de Junho de 1996. Um ano antes, a 10 de Junho, fora condecorado com a Comenda da Ordem do Infante, atribuída pelo Presidente da República. A 16 de Outubro de 1996 foi homenageado em Ois da Ribeira, com a atribuição do seu nome à rua que vai da Escola Primária à Pateira.

2X3: António Berna faleceu faz hoje precisamente 11 anos. Já ontem aqui o evocámos, hoje fazêmo-lo de novo, com um post retirado do Site Oficial da Arcor, com a devida vénia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Nunca o ouvi e cantar e já uma vez aqui perguntei onde poderia arranjar um CD mas ninguém disse nada. Alguém sabe, agradecia.