quinta-feira, março 26, 2009

Junta de Freguesia de Óis da Ribeira reclama Pólo Educativo

A JS de Águeda esteve em Ois da Ribeira no dia 21 de Março e reuniu com a Junta de Freguesia - que defendeu a localização do Pólo Educativo Pateira Nascente na localidade.
«Há um terreno com condições para o pólo e com acessos», considerou o presidente Fernando Pires, que se fez acompanhar do secretário Manuel Duarte de Almeida (Capitão).

A pateira também foi focada na reunião, tendo o presidente da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira afirmado que já deu os parabéns a Gil Nadais pelo «trabalho até agora efectuado», em torno desta riqueza natural, nomeadamente o efectuado com a ceifeira. O autarca falou também do interesse que a JF tem em construir balneários nos terrenos adjacentes ao parque da pateira, mas que o facto de estarem em reserva agrícola, isso é um obstáculo. Fernando Pires disse também que «é urgente colocar em prática a dragagem da pateira».
A JS, no comunicado à imprensa, refere que «mais uma vez» depara com o sucesso da aposta da Câmara Municipal PS na pateira»: a ceifeira aquática, a promoção desta zona húmida singular, a colocação de bicicletas no parque, a definição do percurso pedestre, cada vez mais utilizado e uma aposta que é para continuar e que, por tal, a JS se regozija».
Relativamente à participação juvenil no movimento associativo, Fernando Pires mostrou-se «bastante agradado» pela existência de muitos jovens a impulsionarem as duas instituições da freguesia: a ARCOR e a Tuna, com um especial enfoque nesta, «quase toda assumida por jovens».
Ao nível da acção social, a freguesia é servida pelas valências de creche, jardim-de-infância, ATL, centro de dia e apoio domiciliário, embora ansiando a construção de um lar de idosos. Fernando Pires informou que está a ser feita a candidatura ao QREN para o lar.
As relações com a Câmara Municipal de Águeda, nas palavras do Presidente da JFOR, «são institucionais».

Texto (arranjo) e foto DAQUI.

Sem comentários: