quarta-feira, novembro 04, 2009

Os jacintos voltaram às águas da pateira


O ribeirense Sesnando Alves dos Reis é presidente da Junta de Freguesia de Requeixo e , falando ao Diário de Aveiro, diz que é uma “vergonha e um escândalo” a pateira estar de novo coberta de jacintos e pede a intervenção da Administração Regional Hidrográfica. O d´Ois Por Três já aqui falou disso, a 23 de Outunro.
O problema, segundo Sesnando Reis afirmou ao Diário de Aveiro, «agudizou-se nos últimos dias» e a situação «está muito pior e atingiu o último grau de miséria”. O Outono “muito húmido” terá contribuído para o alastramento dos jacintos, que “crescem a uma velocidade vertiginosa”. O PJF de Requeixo está “muito revoltado” e exige um plano de erradicação da praga à Administração Regional Hidrográfica do Centro (ARHC).
Os presidentes das Juntas de Freguesia de Ois da Ribeira e Espinhel confirmam o problema e pedem a intervenção da ceifeira-aquática adquirida em 2006 pela Câmara, mas admitem que o aparecimento de jacintos nesta altura do ano é habitual.
“É típico da época. Não vale a pena dramatizar”, sustenta Manuel Campos, de Espinhel. Fernando Pires, de Ois da Ribeira, admite a existência de “muitos jacintos”, mas também disse que “todos os anos, por esta altura” a planta aquática prospera naquela zona.
“Estou convencido que o presidente da Câmara irá pôr a máquina a funcionar”, comentou, lembrando que só “nesta altura” é que a ceifeira pode funcionar com “rendimento total”.
A máquina foi comprada no Canadá, começou a trabalhar em Dezembro de 2006 em Ois da Ribeira e está actualmente emprestada à Câmara de Montemor-o-Velho.

Sem comentários: