sábado, abril 02, 2011

Um cidadão ribeirense em estado de falência

Uma razão de natureza profissional levou-me a ter de desfolhar a 2ª. Série do Diário da República. Encontrei o que procurava, mas surpreendi-me com mais: a insolvência de uma pessoa de Óis da Ribeira. Insolvência? Fui ver ao dicionário: Estado daquilo ou daquele que é insolvente; impossibilidade de pagar as suas dívidas; pessoa que não tem o que pagar. Por outras palavras: falência.
Eu, francamente, tinha ouvido falar de falências de empresas, mas de pessoas, juro, nunca tinha ouvido. Mas lá estava no DR, 2ª. Série, nº. tal, de tal data (recentíssima). A sentença foi proferida a 23 de Março deste ano e foi designado o dia 1 de Junho de 2011, pelas 14 horas, para a realização da reunião de assembleia de credores. A acção foi movida por um banco.
Como o nome do insolvente não me dizia nada (não o conhecia), admiti por momentos que seria pessoa residente, não natural de Óis (daí,eu não a conhecer). Mas lá estava o nome da rua e o número de porta. Telefonei a pessoa amiga e fiquei então a saber, pelo número da porta, a família que lá mora. Espantei-me, por ser quem é. Gente de bem que é.
E lastimo. E concluo que situação de crise está muito pior que o que eu imaginava. De coração, desejo que, até 1 de Junho, o nosso conterrâneo consiga resolver o problema.
- NOTA: O nome está ditado no DR, mas naturalmente não é aqui identificado.

Sem comentários: