segunda-feira, fevereiro 07, 2022

O herdado e o legado: o cruzeiro do Santíssimo Sacramento no Largo da Fonte...

O cruzeiro do largo da Fonte do Cruzeiro de Óis da Ribeira
A legenda da placa está a... branco!

As letras gravadas no
mármore perderam...
 a tinta!


O pequeno cruzeiro que se vê nas fotos passa normalmente despercebido a quem passa na Rua Jacinto Bernardo Henriques, a antiga Rua da Ponte - entre o Largo do Centro Social da ARCOR e a ponte sobre o Rio Águeda.
Quisemos saber mais sobre o dito cruzeiro, fazendo buscas n a net e ficámos a saber que foi oferecido em 1975 por Amadeu José Oliveira - o que, aliás, se lê na placa de mármore, colocada na face frontal do soco do cruzeiro, com inscrição onde se pode ler «AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO / OFERTA DE AMADEU JOSÉ DE OLIVEIRA / 1975».
O cruzeiro terá sido instalado em finais de Maio de 1975 e, tanto quanto conseguimos apurar, terá sido promessa de Amadeu José de Oliveira - cidadão que, trabalhando na área da pintura de construção civil e já viúvo, por essa altura residia em Óis da Ribeira, depois passando para Travassô. Desconhecemos a sua origem natal.
Aparentemente, e tendo em conta a interpretação desta lápide, tratar-se-á do pagamento de uma promessa, mas quem é, ou quem foi Amadeu José de Oliveira? E que promessa terá sido?
Ao tempo, em 1975..., o ainda hoje chamado Largo da Fonte do Cruzeiro andava em obras de pavimentação e embelezamento, sob responsabilidade da comissão administrativa da Junta de Freguesia - que era presidida por Isauro Carvalho e Santos.
Há 47 anos, o largo era um charco de lamas provocado pelas sobras de águas da fonte.
- NOTA: As letras da legenda do cruzeiro estão gravadas no mármore mas desapareceu a tinta. Seria bom que, «cuidando do  herdado, para deixar o legado», a Junta de Freguesia as repintasse e, assim, honrasse, quem faz parte da história óisdaribeirense
Isto, dizemos nós, achando que o património público deve ser respeitado por quem está em exercício de funções públicas e o gere, por inerência.  

Sem comentários: