segunda-feira, fevereiro 05, 2024

O alargamento total do fim da Rua dos Bacelinhs/Arroteias/Vales à dos Serrados!

 

Os trabalhos de alargamento da Rua das Arroteias/Bacelinhos/Serrados (à direita)

O local das obras de alargamento


A Junta de Freguesia da (des)União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira chegou a acordo com o(s) herdeiro(s) de Diamante Marques de Carvalho (Amantino) e está a alargar a Rua dos Arroteias, imediatamente antes da curva da Rua dos Serrados.
Os trabalhos começaram na última sexta-feira, dia 2 de Fevereiro de 2024.
O asfaltamento da Rua das Arroteias, que agora (e vá lá saber-se porquê e já desde há bastante tempo...) é dada como Rua dos Bacelinhos) foi concluído a 27 de Abril de 2004, ligando a Rua António Bernardino (Berna), desde os ditos Bacelinhos, à dos Serrados e passando pelas Arroteias e Vales.
Há quase, quase 20 anos...
O alargamento visto
do lado das Vales

Alargamento beneficia
os proprietários e a 
comunidade! 

Beneficiados foram, desde logo e então, todos os proprietários de terrenos dos antigamente chamados Caminhos dos Bacelinhos, das Arroteias e das Vales.
Na verdade, ficaram com acesso asfaltado, de caminho rural passou a rua/estrada e, por isso, mesmo muito melhorados e valorizados. 
Frente ao Vale Serrano, nas Vales, ficou (e está) um largo de acesso à nova Rua das Arroteias (ou o Caminho dos Lâmaros, como se chamou, a partir da casa dos srs. Hermenegildo Viegas e Armando Meireles e que foi continuado, para o actual corso, num dos consulados de presidência da Junta de Freguesia de Fernando Tavares Pires, entre 1999 e 2001 - com o secretário Manuel Duarte Marques de Almeida e o teroureiro Diamantino Alves Correia.
A esquina que ficou na chegada aos Serrados é que infelizmente ficou então por alargar, por impedimento do proprietário do pinhal, Diamante Marques de Carvalho, entretanto falecido e que não o cedeu. Por razões que teria e nós desconhecemos.
O processo arrastou-se anos atrás de anos, chegou a andar pelos tribunais, mas está a chegar a final feliz.
Milton Soares e Santos, o proprietário do pinhal imediatamente a nascente, já há vários anos tinha disponibilizado a área para o alargamento e, agora, somou-se esta ao interesse público.
Ora aqui está, e fica, uma das notícias que gostamos de dar.

Sem comentários: