quinta-feira, fevereiro 15, 2024

O terreno do centro social da ARCOR e da sede da União de Freguesias!

O terreno onde hoje é a ARCOR, visto do Largo do Cruzeiro (antigos bancos)
 
O terreno adquirido pela Câmara Municipal
de Águeda a Armando Resende
Há 35 anos!
 
Há precisamente 35 anos, no dia 15 de Fevereiro de 1989, foi celebrada a escritura de venda, por Armando Resende e à Câmara Municipal de Águeda, do terreno onde hoje está construído o centro social e a sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira.
A Câmara Municipal era presidida por José Júlio Ribeiro (PSD), que encarregou os
Armando Resende
então vereadores Silva Pinto (PS) e Horácio Marçal (CDS) de negociar a operação, para o efeito se deslocando a Óis da Ribeira nos dias 24 de Março e 6 de Abril de 1988.
Por 7500 contos (ver à frente), seriam hoje qualquer coisa como 112 000 euros!
Armando dos Santos Ala de Resende, que foi presidente da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira em vários mandatos, aceitou negociar com algumas reservas mas acertou o negócio, desde que fosse para fins de interesse público - fixando-se o valor da operação em 7 500 contos - seriam agora os já referidos 112 000 euros.
Vendeu e descontou/ofereceu 500 contos (ou 7 500 euros, mais ou menos e nos dias de hoje). A sua oferta pessoal para o empreendimemto que hoje conhecemos e na altura nem sequer se imaginava.
A Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, por sua vez, «participou» com 1500 contos (hoje, seriam 22.500 euros).
Operação que foi publicamente conhecida a 8 de Julho de 1988.
Fernando Pires, Agostinho
Tavares e Celestino Viegas

Terreno para fim
social e público!

O terreno, com o fim social e público exigido por Armando Resende, foi doado pela Câmara Municipal de Águeda à Junta de Freguesia de Óis da Ribeira, com obrigação de esta o ceder à ARCOR, por escritura assinada, respetivamente, pelos presidentes Dinis da Cruz Ramos Padeiro e Fernando Tavares Pires, a 28 de Setembro de 1989.
A obrigatória doação à ARCOR foi assinada a 23 de Julho de 2004, já com o edifício do centro social e sede da Junta de Freguesia praticamente construídos, por escritura pública assinada pelos presidentes Fernando Tavares Pires (da JF) e Celestino Viegas (da ARCOR) e o tesoureiro desta, Agostinho Tavares - como se vê na imagem.

Sem comentários: