segunda-feira, fevereiro 09, 2026

- ANO 2002, há 24 anos: INATEL ofereceu u m órgão de luz à ARCOR!

Protocolo assinado por Celestino Viegas, presidente
da ARCOR, e José Esteves, do INATEL
 





A ARCOR foi uma das 8 associações de Portugal que, a 9 de Fevereiro de 2002, recebeu um órgão de luz (ver abaixo todo o equipamento) no decorrer de uma cerimónia nacional que, a 9 de Fevereiro de 2002, se realizou em Setúbal.
O equipamento destinava-se à Secção de Teatro da associação óisdaribeirense e foi recebido no seguimento do protocolo assinado entre o INATEL, instituto representado pelo director nacional Rui Esteves (em representação de Eduardo Graça, o presidente) e Celestino Viegas, presidente da direcção da ARCOR - que se fez acompanhar pelo seccionista Porfírio Tavares Pires. 
Camacho Costa e Porfírio Pires
O actor Camacho Costa, então actor dos «Malucos do Riso», uma comédia da SIC, fez dedicatória ao GTA e o «Jornal da ARCOR» de 31 de Março de 2002 dava conta que o órgão de luz incluía uma pack analógica com 6 canais, mesa de comando com 6 cursores e um master, 7 projectores com porta-filtros e ângulos variáveis, 5 palas rotativas, 3 obturadores, 8 filtros e 6 grampos.
- NOTA: O valor na altura oficialmente atribuído a este órgão de luz para o GTA da ARCOR foi de cerca de 1 000 contos, seriam agora 7 757 euros - segundo o conversor da PORDATA.

Sem comentários: