quinta-feira, janeiro 19, 2006

JUNTA DE FREGUESIA É PROPRIETÁRIA FLORESTAL


A Junta será o maior proprietário florestal de Ois da Ribeira. Os autarcas andaram, sábado passado, dia 14 de Janeiro de 2006, a dar Volta ao Termo da Freguesia. Por outras palavras, andaram a conhecer o que é da autarquia - isto é, o que é povo.

Autarcas eram onze, "uma equipa de futebol", como se ironizou ao longo da tarde, entre os eleitos do executivo da Junta de Freguesia e os membros da Assembleia. E também não eleitos, que se interessam pelo assunto e quiseram, ao vivo, conhecer porque estremas anda a freguesia, com as vizinhas, e que propriedades são suas, da Junta. E são mais que o que se possa imaginar. A Junta de Freguesia, foi dito, será o maior proprietário florestal de Ois da Ribeira. O que, convenhamos, até nem é muito difícil, tal é a pequena dimensão territorial da localidade. Seja como for, terrenos aqui, árvores acolá, a autarquia titula propriedades de vários hectares de terrenos de pinhal e eucaliptos. Que tem vindo aplantar e a comercializar, disso tirando alguns proveitos (sempre poucos...)para a sua sempre magra tesouraria.
A comitiva da Volta ao Termo de Ois da Ribeira foi ao extremo sul, na "fronteira" com a freguesia de Espinhel (em zona florestada) e também a poente - neste caso com a freguesia de Requeixo, já do município de Aveiro.E ficou a saber-se (quem não sabia...) que a Junta de Freguesia de Ois da Ribeira é ainda proprietária, para além da sede nova (e do terreno), de dois edifícios - o da sede antiga (junto à ponte) e um outro, à Rua Adolfo Piresdos Reis (Viveiro), onde actualmente está instalada a Tuna. E de ainda dois terrenos de cultura, no campo. Um em frente a esta casa, outro nas Ponte Pedrinhas.
2X3: Copiado, com a devida vénia, do jornal Soberania do Povo de 20/01/2006

2 comentários:

d´OIS POR DOIS disse...

Não sabia que a Junta era assim tão rica. Deve ser por isso que tanta gente quer ir para a política.

d´OIS POR TRÊS disse...

Uma Junta rica? É a primeira vez que ouço tal coisa. E é a que tem mais pinhais? Olhem, que os venda e faça obras.