terça-feira, janeiro 24, 2006

QUE VAI FAZER MANUEL ALEGRE?

Manuel Alegre não se cansa de dizer que obteve um milhão e tal de votos. Obviamente que essa expressiva adesão à sua campanha eleitoral deve ter reflexos dentro do PS e, particularmente, no seu posicionamento dentro (ou fora) do PS.
Na noite das eleições, Sócrates apressou-se em dizer que não haveria retaliações dentro do PS relativamente à candidatura de Alegre.
Sócrates não percebeu! Sócrates não percebeu que quem tinha, naquela noite, o poder de dizer se haveria ou não retaliações era exactamente Manuel Alegre.
Alegre também não parece ter percebido! Não parece ter percebido que, neste momento, tem uma margem de manobra dentro do Partido que pode colocar em causa não o Governo de Sócrates, obviamente, mas o papel de Sócrates como líder incontestado do PS.
Como trunfo, Sócrates apresenta uma maioria sufragada em eleições livres.
Como trunfo, Alegre apresenta um resultado eleitoral muito acima do resultado do candidato presidencial escolhido por Sócrates.Tenho a sensação de que Sócrates, neste momento, sabe muito bem o que fazer com a “espada” que lhe foi dada.
Tenho a sensação de que Manuel Alegre ainda está a fazer aquela terrível pergunta que faz quem não sabe como usar “Excalibur”: “O que farei eu com esta espada?”Se demorar muito tempo a decidir, fica sem a "espada".

1 comentário:

d´OIS POR DOIS disse...

O que vai fazer Manuel Alegre?
Vai escrever poemas e caçar!!!
Não votei nele mas gostei da votação que ele teve,
Tomem lá, xuxialistas de Óis e de Portugal.