sexta-feira, janeiro 06, 2006

TUNA VAI A ESPINHO


A Tuna de Ois da Ribeira vai actuar em Espinho, a 28 de Janeiro, correspondendo a um convite da Banda local. "Conheceram o nosso CD e convidaram-nos, vamos lá com muito gosto", disse o maestro Carlos Matos.
O prestígio da Tuna de Ois da Ribeira tem galgado as fronteiras da região nos últimos anos - sendo ponto dominante a memorável digressão ao Luxemburgo. O ano artístico anda pelas cerca de quatro dezenas da actuações,o que diz bem do nível e interesse popular que a Tuna atingiu. O que nem é de agora. Ao princípio do século XX, ainda jovem, participou em concurso de música (1907, em Aveiro) e pouco depois fez uma memorável digressão à Barra e Costa Nova. Uma digressão prestigiante e difícil devido à dificuldade de transportes do tempo. Os músicos foram de comboio até Aveiro e seguiram de barco pela ria. E "tocou uma das suas marchas" na cidade e, já na praia, executou "diversas peças do seu variadíssimo reportório".
Anos antes, fora "especialmente contratada" por uma campanhia de teatro do Porto, que actuava na Mourisca do Vouga e fora "atraída pela fama dos desempenhos das peças e pela boa execução da Tuna Oiense".
Como se vê, não é prestígio que seja de hoje, antes é conquistado ao longo de dezenas e dezenas de anos, por diferentes gerações de ribeirenses - músicos, maestros e dirigentes.
1X3: Notícia publicada no jornal Soberania do Povo de hoje (dia 6 de Janeiro de 2006)


.

1 comentário:

d´OIS POR DOIS disse...

Não digam mal do que é das coisas boaas da nossa terra.