sexta-feira, fevereiro 28, 2014

Benjamim Soares de Freitas ofereceu o telefione

Há 59 anos, não havia telefone em Óis da Ribeira e o benemérito Benjamim Soares de Freitas (foto) ofereceu-o à freguesia, pagando-o do seu bolso. Mas os CTT demoraram a instalá-lo e em finais de Janeiro de 1955 a Câmara Municipal de Águeda escreveu ao Governador Civil e este ao Correio-Mor, dando nota do desencanto da população. E do benemérito.
O relógio foi rapidamente instalado e oficialmente inaugurado a 13 de Março de 1955, fará 59 anos dentro de poucos dias - simultaneamente com o relógio público da torre da igreja, que já funcionava desde Agosto de 1954, far-se-ão 60 anos em 2014
A inauguração teve a presença do Governador Civil de Aveiro (Francisco Vale Guimarães), presidentes da Câmara Municipal de Águeda (Fausto Oliveira) e da «Concelhia» da União Nacional (Manuel José Homem de Mello), para além do Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT (Fausto Lameiras).
O benemérito Benjamim Soares de Freitas fora Presidente da Junta de Freguesia entre 1943 e 1954. É dele o nome da rua que vai do largo do Cruzeiro (Centro Social) até à escola.

2x3: Texto e fotos adaptados 
do Site Oficial da Arcor, primeira versão.

3 comentários:

d´OIS POR TRÊS disse...

Acho que seria muito interessante que a Junta de Freguesia, ou a associação, não sei bem quem, mas era capaz de ser interessante saber-se o valor dos nossos antepasados. Porque é que ste senhor tem o nome na rua? Foi por causa de ter oferecido o relógio e o telefone ou por mais alguma coisa?

d´OIS POR DOIS disse...

Conkordo c/ o jr/ois, pois kuase ninguem sabe. Por ex. porke há as ruas Adolfo Reis e Manuel Tavares?

Anónimo disse...

Mas foi telefone ou o relogio que foi inaugurado? O titulo fala no telefone , o texto no relogio, como é que ficamos?