sexta-feira, fevereiro 07, 2014

Desculpem por ser tantas vezes apenas o... Júlio Granjeia



A data não era (nem é…) significativa, como as bodas de prata ou bodas de ouro, mas sempre são bodas de pérola (dizem!): 30 anos de vida… e  como padre!
E porque era (é) uma idade… “redonda” foi pretexto para dar graças a Deus, por me ter escolhido, quando havia tanta gente mais capacitada que eu, e de Lhe dizer obrigado por este dom do sacerdócio que me concedeu…, mas para partilhar com todos.
- Com os Paroquianos de Travassô e de Ois da Ribeira, com quem faço uma caminhada comum há 25 anos, com os Cristãos de Espinhel, que já levam mais de dez; com os cristãos das Paróquias de Águeda há 30, como padre e há mais de quatro como arcipreste; com os meus ex-alunos de EMRC de quem fui também… aluno, perto de 20 anos; e com todos quantos habitam nesta aldeia global do nosso mundo e que vou procurando estar próximo, pela internet, já lá vão 17!
E foi “apenas” para dar graças… por tudo isto…, que se celebrou a Missa do dia 29 de Janeiro de 2014, na Igreja de Travassô; trinta anos depois daquela outra, tão especial para mim, na igreja de Águeda, a 29 de Janeiro de 1984, presidida pelo Bispo D. Manuel de Almeida Trindade, coadjuvado pelo Bispo Auxiliar D. António Marcelino, e na qual me tornei naquilo que sou: Padre para vós e cristão convosco…
Ao celebrar agora esta Missa de Acção de Graças foi um pouco por tudo isto.
Foi diferente porque, apesar de ser à semana, foi animada por alguns elementos do Coral, que a tornaram mais digna, com alguns cânticos; alguns catequistas prepararam o bolo… e as flores, essas, também apareceram: 30 rosas! Tantas quantos os anos como padre, que já tenho, e que recebi das mãos das crianças, de jovens e adultos nesta Missa de acção de graças!
Cantaram-se os parabéns, não ao Júlio Grangeia, que é padre, mas ao Padre que, apesar de ser também Júlio, não deixa de ser sacerdote para dizer a todos, em nome de Deus, aquilo que Ele quer que todos saibam e que tem reservado para cada um: “VIDA E VIDA COM ABUNDÂNCIA”!
Aos que se relacionam de alguma maneira comigo, directa ou indirectamente, desculpem por eu tantas vezes não ser o padre que quero e devo ser… mas por ser o Júlio Grangeia… que também sou! 
-  JÚLIO GRANGEIA

Notícia e foto DAQUI

Sem comentários: