quarta-feira, abril 15, 2009

Isauro santos voltou à presidência da Junta de Freguesia de Óis da Ribeira


Isauro Santos


O PS e Isauro Santos, em 1982, voltaram a vencer as eleições para a Junta de Freguesia de Óis da Ribeira.
O novo executivo, segundo a Revista da Junta de Freguesia, tomou posse a 24 de Janeiro de 1983, e incluía o tesoureiro Daniel Pereira Marques e o secretário Ananias Teixeira, que foi exonerado a 29 de Outubro de 1983 e substituído a 26 de Novembro do mesmo ano, por António Framegas Fernandes da Silva.
Os resultados eleitorais de Dezembro de 1982 forma os seguintes:
* Lista do PS (241 votos): 1-Isauro Carvalho Almeida Santos; 2-Hercílio Alves de Almeida; 3-Daniel Pereira Marques; 4-Agostinho A. P. Tavares (eleito presidente da Assembleia de Freguesia); 5-Ananias Teixeira; 6-Alexandre Pinheiro de Almeida; 7-Walter dos Reis Framegas; 8-António Carvalho; 9-Mário Pires Vieira; 10-Danilo Soares da Costa; 11-Norberto Estima Simões Pires (já falecido); 12-Manuel Augusto Pires dos Reis.
* Lista do CDS (130 votos): 1-Sesnando Alves dos Reis; 2-António Framegas Fernandes da Silva; 3-Albertino Gomes Soares; 4-Fausto Ferreira Simões dos Reis; 5-Ludjero Fernandes da Silva; 6-António Oliveira Morgado Abrantes; 7-João Bernardino Gomes Soares (efectivos); 8-Messias dos Santos Framegas; 9-Joaquim Ferreira da Rosa; 10-Ernesto Prazeres (Picareto); 11-Luís Tavares Gonçalo (Cabrito); 12-Silvério Gomes dos Reis.

O PSD voltou a não concorrer.
Agostinho Tavares

Assembleia de Freguesia

Agostinho Albino Pires Tavares, PS (foto), foi o terceiro presidente da Assembleia de Freguesia de Óis da Ribeira, depois de ter sido o segundo presidente da Junta. Sucedeu aos dois mandatos de Arlindo Reis (PS).
A Mesa incluía os secretários Hercílio de Almeida (1º.), que, sem chegar a tomar posse, foi substituído por Danilo Costa a 22 de Janeiro de 1983, e António Carvalho, o Carteiro (2º), todos do PS.

Algumas curiosidades

1 - Isauro Santos retomou a presidência, depois de um mandato (o de Agostinho Tavares) em que foi secretário e, este mandato, depois de ter sido presidente da Junta.
2 - O novo presidente da Assembleia de Freguesia foi Agostinho Tavares, que sucedeu aos dois mandatos de Arlindo Reis, ambos do PS.
3 - Sesnando Alves dos Reis, primeiro da lista, é primo dos irmãos Albertino Gomes Soares, terceiro, e João Bernardino Gomes Soares, o sétimo, todos do CDS. 
4 - O mesmo Sesnando Alves dos Reis é cunhado de Ludjero Fernandes da Silva, quinto da lista do CDS.
5 - Sesnando Alves dos Reis é primo dos irmãos Albertino e João Bernardino Gomes Soares.
6 - António Framegas Fernandes da Silva, segundo da lista do CDS, tinha sido o quinto do PSD em 1979.
7 - O mesmo António Framegas é sobrinho de Ludjero Fernandes da Silva, quinto da lista e ambos do CDS.
8 - António Framegas é filho de Victor Fernandes da Silva, que foi quinto do PS em 1976.
9 - Walter Framegas dos Reis, sétimo do PS, era tio de António Framegas Fernandes da Silva, segundo do CDS.
10 - Albertino Gomes Soares, segundo da lista, é irmão de João Bernardino Gomes Soares, o sétimo e ambos do CDS.
11 - João Bernardino Gomes Soares, o sétimo do CDS em 1982, tinha sido nono do PSD em 1979 e terceiro do CDS em 1976.
12 - Danilo Costa, o décimo, e Norberto Estima, o 11º. do PS e já falecido, eram primos.
13 - Danilo Costa e Norberto Estima, já falecido, eram primos) de Agostinho Albino Pires Tavares, o quarto da lista, todos do PS. 
14 - Isauro Santos, já falecido era primo de Hercílio Almeida, segundo da lista do PS mas que não tomou posse. Ambos tinham sido da Comissão Administrativa.
15 - Fausto Ferreira Simões dos Reis, quarto do CDS, é primo de Sesnando Alves dos Reis, o primeiro, e (por afinidade) de Ludjero Fernandes da Silva, o quinto.
16 - Daniel Pereira Marques, terceiro da lista do PS, é primo (pelo casamento) de Sesnando Alves dos Reis, Fausto Ferreira Simões dos Reis e Ludjero Fernandes da Silva, todos do CDS.
17 - António Carvalho, o Carteiro, e oitavo, é primo (pelo casamento) de Mário Pires Vieira, nono, ambos do PS. Viriam a ser parceiros. Um filho de Vieira casou com uma filha de Carvalho.
18 - O PSD voltou a não concorrer em 1972, depois dos insuficientes resultados eleitorais de 1979. Também não tinha concorrido em 1976.

Memória dos candidatos de 1982

- PS (4): Isauro Carvalho de Almeida Santos, Alexandre Pinheiro de Almeida, Walter dos Reis Framegas, Norberto Simões Pires Estima e Manuel Augusto Pires dos Reis.
- CDS (1): Ernesto Prazeres (Picareto).

Sem comentários: