sexta-feira, março 02, 2012

Dois funerais em dois dias seguidos




O d Óis Por Três não tem por hábito dar notícias obituárias. Não são as mais agradáveis e são sempre dor de alguém. O luto só é notícia, principalmente, para o coração das pessoas, da família, dos amigos, dos mais próximos, de quem partilha os mesmos projectos. 
O d´Óis Por Três não as dá, por opção e por respeito ao luto que amargura a gente em dor. Abre hoje uma excepção, pela singularidade: o funeral, em dias seguidos, de duas mães ribeirenses, ambas viúvas.
Maria Bernardete Pires dos Reis, de 74 anos (foto de cima), vítima de doença prolongada, mãe da professora Maria José e de José Tavares Pires, ausente em França. Lembro vê-la a trabalhar na terra, nas sementeiras e colheitas que lhe governaram a vida. Infelizmente, ela como outras pessoas. são gente que deixamos de ver e até esquecemos. Soube que, desde há alguns anos, estava internada num lar de idosos, onde faleceu.
Maria Gomes dos Reis, de 88 anos, viúva de Emílio Carvalho e mãe de Adérito (que mora em Eirol), Horácio (já falecido), Assilénio, Maria José e Maria Alba (que mora em Requeixo). Também tenho memória da sua labuta agrícola e de, mais recentemente, a ver em repouso e conversa com outros idosos de Óis, no largo do Cruzeiro, nas vezes que por lá passava.
Sentimentos às famílias.

Sem comentários: