quarta-feira, janeiro 08, 2014

Comadres zangadas e uniões desunidas...




A localização da sede da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira continua a dar que falar na imprensa de Águeda desta semana, desta vez com a reacção do  presidente e eleitos da Assembleia de Freguesia, que, segundo o jornal Soberania do Povo, «esclarecem a sessão de 19 de Dezembro de 2013 - a que que votou a alteração da sede».
A notícia é esta, da imagem que se reproduz e depois da anterior citação:
“A votação - disse Sérgio Neves (PSD) - foi por voto secreto, por ser matéria sensível. A Assembleia de 9 elementos foi escutada, ninguém se pronunciando em contrário. Todo o tipo de acusações que pode surgir quanto ao resultado (5 votos favoráveis à mudança da sede, 3 contra e um nulo) é infundado, pois a assembleia é soberana nas suas decisões”.
- ELEITO: Às questões levantadas por “quem pretende a anulação da Assembleia”- Conceição Reis e Filipe Almeida (PS) -, Sérgio Neves diz que “sobre a falta de oficialização de convocatória a elemento a ser eleito, este estava na sala e tomou posse, não tendo, de forma oral ou escrita, manifestado a não aceitação do cargo.”
- DOCUMENTOS: Relativamente à sua falta, “apenas depois da votação do 12º. ponto é que informaram oralmente que não a tinham toda, mormente a dos orçamentos, e por essa razão tinham votado favoravelmente”. Sempre se dirá que, diz Sérgio Neves, “o orçamento foi discutido, o executivo foi diversas vezes questionado e deu esclarecimentos sobre várias matérias nele constante”.
A queixa sobre falta de documentação deveria“ter sido feita antes do início dos trabalhos ou no seu decorrer, em último cenário, e poderiam ter-se recusado permanecer na Assembleia, por falta dela”.
- VOTAÇÃO: “Antes de cada votação, a caixa dos votos foi mostrada à Assembleia, executivo e público. Os votos foram despejados em cima da mesa, de frente para todos”, disse Sérgio Neves, frisando que “a contagem foi feita de modo límpido, imparcial e por isso impassível de qualquer acusação de menor transparência ou rigor”. Em cada votação, “sempre foram desvendados os 9 sentidos de voto dos 9 elementos, o que prova claramente que não existiu qualquer irregularidade. Além disso, “ninguém na hora imediata, ou no decorrer da votação, interpelou a mesa sobre a matéria”.
- NULO: Um votos foi considerado nulo porque a única proposta ia no sentido de alteração da sede da União de Travassô para Ois da Ribeira.Deveriam ser sim ou não. O resultado foi 5 votos a favor da alteração, 3 contra e 1 nulo, por ter a inscrição “Travassô”.
- ACTA: A Mesa diz que “foi elaborada e será lida, apreciada e votada na próxima Assembleia”, disse Sérgio Neves.
- ANULAÇÃO: Sobre a anulação da Assembleia de Freguesia com base na argumentação de Conceição Reis e Filipe Almeida (PS), considera Sérgio Neves que “não há matéria”. A votação, frisou, “foi secreta e soberana e a maioria votou favoravelmente a alteração da sede para Ois da Ribeira”.
“Todo e qualquer comentário é infundado e só denota falta de bom senso e a não-aceitação do resultado”, acrecentou Sérgio Neves, concluindo que “desta forma, e enquanto presidente da Assembleia, dou por encerrada esta discussão, remetendo para a sede própria toda e qualquer explicação”.
Manuel Almeida (Capitão) e Sofia Marques, ambos do PSD, são os outros dois elementos da Mesa da AFTOR».

Agora, cada um conclua o que melhor entender.

Sem comentários: