quinta-feira, outubro 02, 2014

Onde vai parar a Assembleia de Freguesia de TravasÓis?


Isto é lido, mas nem 
dá para acreditar:

A Assembleia de Freguesia de Travassô e Ois da Ribeira reuniu a 29 de Setembro e aprovou o protocolo de 20 000 euros com a Câmara.  Por unanimidade, mas com troca de acusações. Os socialistas Diamantino Correia e Vital Santos abandonaram os trabalhos. Houve quem pedisse a GNR para a próxima sessão e também quem mandasse o PAF ir “pentear macacos”.
A sessão começou com Sérgio Neves (PAF) a formular o desejo de que a Assembleia “corra bem, sem episódios como os que já assistimos”. De pouco valeu. Não tardou muito que, entre ele e Mário Martins (presidente da União), se trocassem palavras menos simpáticas, até azedas, mandando-se calar um ao outro. Ora porque as convocatórias foram mal feitas (por Sérgio Neves), ora porque Mário Martins não recebeu correio registado e lhe depositou documentos no portão da casa
“O senhor, aqui, não viola a lei. Ou cumpre, ou pede a demissão e vai embora”, chegou a dizer Mário Martins, a  Sérgio Neves - que retorquiu, acusando-o de “estar a bloquear a Assembleia, para depois dizer que não aprovámos o protocolo” - o dos 20 000 euros,  para o caminho da Calçada, em Ois das Ribeira.

Uma vergonha
A troca de mimos e várias interrupções, levaram Diamantino Correia a intervir: “Estou farto disto. Ou isto muda, ou  vou-me embora”.
Iria, com Vital Santos, menos de uma hora depois de se iniciaram os trabalhos - já depois de Sérgio Neves confessar, por mais de uma vez, “não conseguir tomar conta da Assembleia”, depois de uma série acalorada de altercações com Mário Martins, gargalhadas e risos do público.
“Isto é uma vegonha. Ninguém cumpre nada”, disse Diamantino Correia, frisando que “a Junta não dá nenhuma informação, que pedimos, sobre o seu funcionamento. Andamos todos a perder tempo”.
Sérgio Neves mandou Mário Martins sentar-se, dizendo que “isto não é um comício”, quando o PJF mais uma vez afirmava que ”a ilegalidade das AF vem desde a sessão de 19 de Dezembro de 2013”.
“Já não há respeito por nada”, disse  Sérgio Neves.
“Ai não há, não...”, respondeu Mário Martins.
Eram 21,58 horas e Diamantino Correia e Vital Santos, de paciência esgotada, abandonaram os trabalhos.

Chamar a  GNR
“Continuamos, ou não?”, interrogou Sérgio Neves, acusando Mário Martins de “cada vez mais tentar manipular a Assembleia e não responder ao que lhe perguntam”.
“Porque é que tenho de ser enxovalhado? Todo esse alarido, é para me denegrir”, queixou-se Sérgio Neves.
“Não é nada, é para te ensinar”, disse-lhe Mário Martins, anunciando “uma coisa muito engraçadinha”.
Não chegou a mostrar, interrompido por Germano Venade, ribeirense do PSD: “Na próxima Assembleia, quero a GNR aqui, para pôr na rua quem se porta mal”.
“Ao insultar esta Assembleia, está a  insultar o povo de Ois da Ribeira e de Travassô”, frisou Germano Venade. Dirigia-se a Mário Martins e diria mais tarde: “Este executivo está ferido de incapacidade, porque não sabe lidar com a democracia. Não tem repeito pela AF e por quem ela representa. Está a usá-la como máquina de lavar roupa suja, só por interesses pessoais”.

Protocolo aprovado
Não teve troco de Mário Martins e passou-se  ao  ponto do protocolo com a Câmara. “Gostam tanto de papéis, aí os têm, leiam...”, disse o PJF.
“Isto não é nada, é um osso que se atira aos cães”, reagiu Venade, sobre os documentos.
“Empresto-lhe os óculos”. retorquiu Mário Martins, acrescentando que “responsabilizo especialmente a Mesa, se não for aprovado o protocolo”.
Foi aprovado por unanimidade, sem os votos dos socialistas Diamantino Correia e Vital Santos (que tinham abandonado os trabalhos) e de  Filipe Almeida (que não esteve na sessão).
Os trabalhos continuaram, e também as picardias. Mário  Martins queixou-se de as duas freguesias terem recebido menos 40 000 euros que em 2013 e Manuel Almeida “Capitão” abdicou de intervir, para “não atrasar os trabalhos, depois do sr. presidente falar tanto”.
“Disse alguma mentira?”, perguntou Mário Martins.
“Outra vez!”, exclamou Manuel Capitão, já por ele chamado mentiroso, na última AF.
“Veja lá se lhe cai um dente”, disse Mário Martins - que, noutra troca de galhardetes, ainda diria a Sérgio Neves para ir “pentear macacos”.
Tirado DAQUI 

Sem comentários: