terça-feira, dezembro 05, 2023

1 - ANO 1997, há 26 anos: Jardim de infância da ARCOR em sala da escola! 2 - ANO 1904, há 119 anos: A morte de Mariana, filha gémea do futuro benemérito Manuel Tavares! 3 - ANO 1911, há 112 anos: Passaporte para 3 óisdaribeirenses emigrarem para o Brasil! 4 - ANO 2009, há 14 anos: Pastearia e padaria «Pau de Canela d´Óis»! 5 - ANO 2009, há 14 anos: Gala de Canoagem com 2 olímpicos e 8 campeões nacionais da ARCOR!

A educadora Fátima Goulart e as crianças do jardim de infância da ARCOR, a 26 de
Outubro de 2001 e frente ao primeiro ferro e a cave do centro social. Ao tempo,
estavam na escola primária, para onde foram a 5 de Dezembro de 1997


1 - ANO 1997,
há 26 anos!
Jardim de infância da
ARCOR em sala da
escola primária!


O jardim de infância da ARCOR foi autorizado a funcionar na sala antiga da escola primária a 5 de Dezembro de 1997 - a sala da esquerda, na foto ao lado.
Há 27 anos!
A direção da ARCOR era presidida por Fernando Reis Duarte de Almeida que, a 15 de Novembro desse mesmo ano, tinha solicitado a utilização da sala para esse fim, à Coordenação da Área Educativa (CAE) de Aveiro.
A aprovação oficial foi decidida a 5 de Dezembro seguinte e nesse mesmo dia a ARCOR iniciou a transferência da valência, nomeadamente dos necessários equipamentos de apoio, numa operação coordenada pela educadora Fátima Goulart, que foi funcionária da ARCOR até Julho de 2023.
A valência funcionou nesta sala até ao dia 2 de Dezembro de 2001, 4 anos depois e depois de a direção de Celestino Viegas ter restaurado a sala da cave da sede - onde agora está instalada a Tuna / AFOR.
Restauro como apoio da Mondego Obras, do óisdaribeirense Dinis Alves, que viria a ser vice-presidente da direção, do mesmo presidente Celestino Viegas, no mandado de 2003/2004.

- NOTA: O jardim de infância, já em 2005 e ainda na direção do mesmo Celestino Viegas, foi definitivamente transferida para o Centro Social então já concluído. E
 onde actualmente funciona.



2 - ANO 1904,
há 119 anos!

A morte de Mariana, filha
gémea do futuro benemérito
Manuel Tavares!

As gémeas Ana e Mariana, filhas do futuro benemérito Manuel Maria Tavares da Silva (foto ao lado), nasceram a 4 de Janeiro de 1904.
Ambas foram baptizadas em casa e em perigo de vida. Ana, a segunda gémea, por Salvador Sucena Estima, seu tio materno; Mariana, a primeira gémea, por Alfredo Tavares da Silva, seu tio paterno.
O baptismo católico oficial de ambas foi solenemente celebrado pelo padre Manuel Gomes de Andrade, o pároco local do tempo, em Santo Adrião de Óis da Ribeira, e que lhes impôs os Santos Óleos no dia 24 de Janeiro de 1905.

- NOTA: Mariana não resistiu às suas debilidades físicas e, de doença, acabou por falecer a 5 de Dezembro de 1904, há 117 anos e com menos de um ano de idade. Ana faleceu a 4 de Agosto de 1981, aos 77 anos e deixando viúvo José dos Santos Ala de Resende - que viria a falecer a 25 de Dezembro de 1983. Era conhecida por D. Aninhas.

Passaportes de Albino
Aurélia Soares
Registo de passaportes


3 - ANO 1911,
há 112 anos!
Passaporte para 3 óisdaribeirenses emigrarem para o Brasil!

O Governo Civil de Aveiro emitiu, a 5 de Dezembro de 1911, há 112 anos, passaportes para três cidadãos de Óis da Ribeira poderem emigrar para o Brasil: Albino, Aurélia e José Maria.
ALBINO Francisco de Carvalho, de 21 anos, carpinteiro e filho de Marcelino Francisco de Carvalho e Josefa Maria de Carvalho, emigrava para Pelotas, cidade do Estado do Rio Grande do Sul, onde actualmente reside outro óisdaribeirense: José Augusto, irmão de Maria do Carmo e Maria Eugénia Estima Ferreira dos Reis, da Rua Benjamim Soares de Freitas (Carreira da Igreja).
Solteiro, tinha uma cicatriz na face direita, olhos castanhos e cabelos e sobrolhos pretos, sabia escrever e dele nada mais sabemos.
AURÉLIA Pires Soares, 26 anos, solteira e costureira, era filha do lavrador Joaquim António Pires Soares e de Maria Rosa Soares. Viajou para a cidade do Rio de Janeiro e de lá voltou em data desconhecida, 
Registo do passaporte
de José M. Pinheiro
casando em Óis da Ribeira com Bento Dias Ferreira, de quem enviuvou a 25 de Outubro de 1955.
O casal morava numa casa demolida nos anos 70 do século XX e precisamente onde agora fica a padaria e pastelaria «Pau de Canela d´Óis». Não teve filhos e Aurélia faleceu a 31 de Março de 1969.
JOSÉ MARIA Pinheiro, de 35 anos e lavrador, era filho do carpinteiro José Matos dos Reis e da costureira Ana Almeida Pinheira.
Emigrou para o Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil e não sabemos se para o mesmo Estado de RGS, e era casado com Maria Rosa de Almeida, com cerimónia realizada a 24 de Fevereiro de 1945. Do Brasil voltou em data desconhecida e faleceu a 12 de Julho de 1962, aos 86 anos e em Óis da Ribeira.

4 - ANO 2009,
há 14 anos !
Pastelaria e padaria
«Pau de Canela d´Óis»!

A pastelaria e padaria «Pau de Canela d´Óis» fica no largo do Centro Social da ARCOR e abriu portas a 5 de Dezembro de 2009. 
Há 14 anos!
O d´Óis Por Três, na altura, dava conta que «aparentemente, faz falta em Óis um estabelecimento comercial deste género, que nos sirva pão à hora, uns bons pastéis frescos e certamente umas boas bebidas a acompanhar».
- NOTA: O proprietário é o empresário Luís Figueiredo, de Valongo do Vouga, mas radicado em Óis a Ribeira, e a «Pau de Canela d´Óis», 14  anos depois, continua de portas abertas e a bem servir.
Os campeões e o treinador Joao Brinco


5 - ANO 2009,
há 14 anos !
Gala de Canoagem com
2 olímpicos e 8 campeões
nacionais da ARCOR!

A Gala dos Campeões da Associação de Canoagem de Aveiro decorreu a 5 de Dezembro de 2009, há 14 anos e em Óis da Ribeira, no salão cultural da ARCOR.
O clube local foi o mais galardoado dos filiados da ACA e premiado com uma embarcação, por ser a melhor equipa do ranking distrital. Com dois olímpicos em palco: Beatriz Gomes, que começou a carreira na ARCOR, e António Brinco, agora veterano da equipa e vice-presidente da associação óisdaribeirense.
Hugo Gomes, presidente da Associação de Canoagem de Aveiro, fez as honras da casa, chamando ao palco os campeões de uma época que «foi muito boa». 
- NOTA: Campeões nacionais da ARCOR foram dessa época foram Emanuel Macedo, Luís Silva, Amílcar Pina, Andreia Fernandes, João Paulo Brinco (treinador), Inês Espinhal, Carlos Adriano, Hugo Macedo e Tiago Tavares, por esta ordem na foto.

Sem comentários: