quinta-feira, setembro 27, 2007

\\\ ANIVERSÁRIO DA TUNA

A Tuna de Ois da Ribeira vai comemorar 110 anos, com um programa de quatro dias, marcado para Novembro.A colectividade, com várias interrupções de actividade ao longo deste mais de um século, é a mais antiga da freguesia e foi reestruturada em 1993.
Após 31 anos de "silêncio", voltaram, assim, a ouvir-se os sons da Tuna, desta feita sob direcção musical de Carlos dos Reis Matos, filho de Óscar de Matos (anterior maestro) e neto do fundador Jacinto de Matos. Foi ele quem, com alguns amigos, irmãos, primos e outros, tomou a Tuna num momento de esmorecimento e dispersão, para a reorganizar e trazer aos dias de hoje.
A (re)apresentação oficial foi realizada a 28 de Novembro de 1993, sendo de registar que alguns dos seus executantes o tinham sido já no passado. Momento alto da sua história foi, seguramente, a digressão ao Luxemburgo, em 2002.
As comemorações do 110º. aniversário começarão com a arruada de 18 de Novembro, continuarão coma missa de Santo Adrião (dia 19) e o jantar comemorativo, na noite de 25. O encerramento das comemorações, com várias actividades culturais e recreativas, está marcado para a tarde de 26 de Novembro.
2x3: Notícia e fotos retiradas DAQUI, com a devida vénia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Afinal quantos anos é que tem a Tuna? 110 ou menos, ou mais? E se esteve parada 31 anos como é que somam estes 31 anos á idade da tuna, não percebo. Não devia ter só a idade desde 1993?

Anónimo disse...

Essa história é mais uma história á maneira de Óis. Mas está bem penada essa dos 31 anos.
O Ribeirense só não se lembrou a velha lição da catequese: Cristo ressuscitou dos mortos ao terceiro dia.
A Tuna ressuscitou ao fim de 31 anos.

Anónimo disse...

Realmente se esteve parada, morreu... acho eu!