quarta-feira, setembro 19, 2007

\\\ JORNADAS A MAIS E PÚBLICO A MENOS

As Jornadas Culturais e Desportivas da Junta de Freguesia de Ois da Ribeira continuaram no último fim-de-semana e prosseguem no próximo. Com pouca participação popular.
Sábado passado foi a vez de mais uma jornada de futsal, no polidesportivo da ARCOR, e do concerto da Tuna Musical, na pateira. Domingo, foi o passeio de cicloturismo (com meia centena de participantes) e uma tarde de música brasileira. O programa vai continuar no próximo domingo, com o passeio a Braga, e terminarão a 13 de Outubro, com o Encontro de Coros do Orfeão de Águeda.
As jornadas da autarquia são as terceiras que, este ano se realizam em Ois da Ribeira - depois da Tuna e da ARCOR. Parece-nos excessivo e, salvo melhor opinião (naturalmente respeitável), seria de todo aconselhável que as três instituições «casassem» as suas disponibilidades e vontades para organizar jornadas com maior interesse programático, mais dinamismo associativo e maior participação popular.
A continuar como agora, a ideia que ressalta é a de que as instituições andam de costas voltadas – e nem é o caso - a ver qual delas organiza mais jornadas culturais e acabando por apresentar programas muito iguais e… pouco participados. Sem querer meter foice em decisão alheia, parece-nos estranho que a Junta de Freguesia organize provas desportivas. Então e a associação? Ou que organize concertos musicais. Então e a Tuna? Ou festivais de folclore e tardes de música brasileira. Então e as duas associações de carácter cultural da freguesia? Amanhã, a autarquia vai organiza provas de canoagem e encenar peças de teatro?
O comentário, podendo parecer depreciativo, não tem essa intenção. Muito menos redutor dos esforços e dinâmicas de cada instituição. Mas talvez valesse a pena (re)pensar as organizações festivas de Ois da Ribeira. Para não continuarmos a vê-las com tão pouco público. * CV
\\\///
2x3: Texto e fotos DAQUI, com a devida vénia

2 comentários:

Anónimo disse...

Assino por baixo,este CV às vezes sai-se das cascas

Anónimo disse...

Também assino por baixo e acho que é pena qe o CV não intervenha mais na vida pública de Óis, pos tem autoridade e competêcnia para isso e é ouvido nas clases altas da política local.